PESQUISA REVELA QUE FUMAR APODRECE O CÉREBRO

Novembro 26, 2012

Pesquisa revela que fumar “apodrece” o cérebro.
Pesquisadores, na Inglaterra  comprovou que  fumar “apodrece” o cérebro ao danificar a memória, o aprendizado e o raciocínio lógico, segundo cientistas do King´s College London.

Um estudo que envolveu 8.800 pessoas acima dos 50 anos revelou que elevados níveis de tensão arterial e excesso de peso afectam o cérebro. Os cientistas alertam que a população precisar de estar atenta, uma vez que o estilo de vida adoptado pode causar não só malefícios no corpo como também a nível cerebral. O estudo foi publicado no jornal Age and Ageing.

Os cientistas estavam a investigar vínculos entre o estilo de vida e ataques cardíacos e as consequências nas capacidades cognitivas.

Dados sobre a saúde e o estilo de vida do grupo de voluntários com mais de 50 anos foram recolhidos e os seus cérebros examinados através de testes que implicaram a memorização de palavras e o reconhecimento de certos animais. Os testes foram repetidos após quatro e oito anos.

Os resultados revelaram que quanto maior o risco de ataque cardíaco ou AVC mais o declínio das capacidades cognitivas. Também constatou-se uma “associação consistente” entre o vício tabágico e os resultados nos testes, que eram piores nos fumadores.

Um dos investigadores, Alex Dregan, afirmou: O declínio cognitivo torna-se mais acentuado com o envelhecimento e para um número cada vez maior de pessoas interfere com as suas funções diárias.
«Identificamos uma série de factores de risco que poderiam ser associados a um maior declínio cognitivo, sendo que todos eles poderiam ser diminuídos, enfatizou.

Acrescentou que é necessário que as pessoas estejam conscientes de que precisam de fazer alterações na sua forma de estar, porque isso influencia o declínio cognitivo.

Segundo Simon Ridley, do Alzheimer´s Research UK, as investigações têm repetidamente vinculado o vício de tabaco e a hipertensão a um maior declínio cognitivo e, inclusivamente, um maior risco de demência, e este estudo vem corroborar as evidências.

Uma dieta equilibrada, um peso saudável, exercícios físicos regulares, verificar rotineiramente os níveis de pressão arterial e de colesterol e não fumar podem fazer toda a diferença, concluiu.


Um comentário:

Aline disse...

Realmente se não nos apegarmos na palavra de Deus pois é ela que liberta o homem de qualquer vício.