SAIBA MAIS SOBRE A FIBROMIALGIA, DOENÇA EM QUE O PACIENTE SENTE DORES PELO CORPO

01/01/2013

Incidência é maior em mulheres entre 30 e 60 anos.

A fibromialgia é uma doença reumática nas quais os pacientes sentem dores pelo corpo todo. A doença atinge cerca de 5 milhões de brasileiros. Embora pessoas de qualquer sexo ou idade, inclusive crianças e adolescentes, possam ser vítimas, a incidência é maior em mulheres entre 30 e 60 anos. Entre os sintomas estão dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, alterações intestinais, entre outras.

O reumatologista Marcelo Cruz Rezende, coordenador da Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), esclarece a seguir as as principais dúvidas. 

:::: A fibromialgia é uma síndrome clínica caracterizada por dor difusa e outras sintomas associados, como cansaço, sono não reparador, alteração de memória, concentração, entre outras. Existe uma associação muito forte com o aspecto psicológico, com quadros depressivos e ansiedade, mas não se pode afirmar que se trata somente de fundo emocional. 

:::: Algumas novas medicações estão sendo desenvolvidas, mas o tratamento está mais ligado a atividades como natação, pilates etc. 

:::: O diagnóstico é eminentemente clínico. Em 2010, foram lançados novos critérios de diagnóstico, retirando a necessidade da contagem de pontos dolorosos e colocando um índice de dor generalizado e de grau de severidade de sintomas, mas ainda estão sendo questionados pelos especialistas. 

:::: A fibromialgia não tem cura. Existe, sim, um controle dos sintomas. Entretanto, pode ser confortador saber que, embora não exista cura, a fibromialgia é uma doença benigna.

Nenhum comentário: