VOLUNTÁRIOS DO PR CRIAM VÍDEO PARA INCENTIVAR DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

18/10/2012 

O que não te mata, faz você mais forte', diz mensagem musical do clipe.
Pacientes de hospital de Curitiba cantam, dançam e mostram cartazes.

 

 

Um vídeo produzido no Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba para incentivar as doações de medula óssea virou sucesso na internet. Criado e encenado por médicos, pacientes, funcionários e voluntários do hospital, o vídeo traz os participantes cantando, dançando e erguendo cartazes para sensibilizar possíveis doadores.

Com a música “Stronger” da cantora norte-americana Kelly Clarckson como tema de fundo, a ideia do vídeo produzido por Felipe Torres Gonçalves e Vicente Filizola foi inspirada em uma produção de pacientes do Seattle Children Hospital, nos Estados Unidos. O refrão da música traz a frase “O que não te mata, faz você mais forte”.

O idealizador do projeto foi Hermes Ribeiro, que é irmão de um médico do hospital. Ele contou que a ideia veio de uma vista que fez a Nova Iorque, onde ouviu a música e assistiu o clipe de Seattle. A iniciativa de produzir uma “versão brasileira” agradou ao hospital e mobilizou os pacientes e médicos que lutam contra a leucemia, à espera de um doador.

“Só se falava disso, a gente ouvia em um quarto tocando a música, no outro quarto também tocando a música, foi uma música muito legal, muito contagiante”, afirmou Francisco Matumoto, pai da paciente Izabella Matumoto. Ele veio de Umuarama, no noroeste, para acompanhar o tratamento da filha, que quase desistiu de gravar o clipe. “Claro, todos sabem que eu uso peruca porque faço tratamento. É difícil assumir a careca, e acho que na minha idade a vaidade toma conta, fala mais alto, então é complicado”, afirmou Izabella.

As primeiras opções para doação de medula óssea são os familiares da pessoa que possui a doença. Um irmão tem 25% de chance de ser compatível, enquanto os pais têm 55 de probabilidade de compatibilidade. Caso não seja possível encontrar um doador entre os familiares, a opção é procurar um dos registros de doadores voluntários. No Brasil, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o responsável pelo armazenamento de informações.

Veja aqui mais informações sobre o Redome e a doação de medula óssea.


Nenhum comentário: