27 de outubro de 2012
Para FHC, guerra contra as drogas fracassou.
Líder da Comissão Global de Políticas sobre Drogas, FHC defende que governos criem modelos de controle da planta.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, líder da Comissão Global de
Políticas sobre Drogas, defende o uso da maconha para fins medicinais,
desde que governos adotem políticas de regulação e os efeitos
científicos sejam comprovados. Nesta semana, ele levou o debate pela
primeira vez ao Leste Europeu e apontou para a crise que a região
enfrenta. Em Varsóvia, na Polônia, reuniu ex-chefes de governo,
especialistas e empresários para debater modelos que possam fazer
avançar sua constatação de que a guerra contra as drogas fracassou e
novas estratégias precisam ser encontradas. A seguir, trechos da
entrevista de FHC ao Estado.
Qual a situação das drogas no Leste Europeu?
Além da violência, existe forte crise de
saúde pública e abuso de direitos humanos. O problema central é o
consumo de drogas injetáveis - heroína - e sua relação com a pandemia de
HIV. Na Rússia e em outros países da região, a epidemia de HIV continua
crescendo. Hoje, 1 em cada 100 adultos é HIV positivo na Rússia e 80%
dos novos casos estão ligados ao uso de drogas injetáveis ou sexo com
parceiros que usam drogas. E faltam políticas amplas de redução de danos
e tratamento.
A ONU constata que o Brasil tem se transformado em plataforma
da passagem da droga entre Andes e Europa. O governo atua de forma
suficiente? Como frear esse uso do território nacional?
Isso não é novo. O Brasil, além de ter se tornado um grande consumidor, é um país de trânsito de drogas. A maioria dos países tem se preocupado com suas fronteiras e investido em inteligência, mas temos visto que o foco excessivo na redução da oferta não resolve o problema das drogas. Enquanto houver demanda, os traficantes darão um jeito de fornecer as drogas. Por isso defendemos uma estratégia mais equilibrada, que possa reduzir os danos.
Isso não é novo. O Brasil, além de ter se tornado um grande consumidor, é um país de trânsito de drogas. A maioria dos países tem se preocupado com suas fronteiras e investido em inteligência, mas temos visto que o foco excessivo na redução da oferta não resolve o problema das drogas. Enquanto houver demanda, os traficantes darão um jeito de fornecer as drogas. Por isso defendemos uma estratégia mais equilibrada, que possa reduzir os danos.
O sr. é a favor de liberar maconha para uso medicinal? A comissão tem uma posição sobre isso?
Hoje, 17 Estados norte-americanos e países como Holanda e Israel têm programas de fornecimento de maconha medicinal para pacientes com Esclerose Múltipla, ansiedade e efeitos colaterais como náuseas e perda de peso causadas por quimioterapia e tratamentos para HIV. Os mais modernos estudos demonstram que drogas lícitas como álcool e tabaco causam mais danos à saúde que maconha. A recomendação é que os governos experimentem com modelos de regulação da maconha para reduzir os danos sociais de sua proibição e permitir o acesso ao medicamento nos casos clínicos comprovados.
Hoje, 17 Estados norte-americanos e países como Holanda e Israel têm programas de fornecimento de maconha medicinal para pacientes com Esclerose Múltipla, ansiedade e efeitos colaterais como náuseas e perda de peso causadas por quimioterapia e tratamentos para HIV. Os mais modernos estudos demonstram que drogas lícitas como álcool e tabaco causam mais danos à saúde que maconha. A recomendação é que os governos experimentem com modelos de regulação da maconha para reduzir os danos sociais de sua proibição e permitir o acesso ao medicamento nos casos clínicos comprovados.
Que impacto teria a regulação?
A regulação corta o vínculo entre traficantes e consumidores e facilita o acesso a tratamento para os que necessitam. Regular não é liberar, mas criar controles e restrições sobre a produção, comércio e consumo de uma substância, para desencorajar e controlar de fato esse mercado, que hoje está nas mãos de organizações criminosas. A espetacular redução no consumo de tabaco na Europa e na América mostra que prevenção e regulação são mais eficientes que proibição e punição.
A regulação corta o vínculo entre traficantes e consumidores e facilita o acesso a tratamento para os que necessitam. Regular não é liberar, mas criar controles e restrições sobre a produção, comércio e consumo de uma substância, para desencorajar e controlar de fato esse mercado, que hoje está nas mãos de organizações criminosas. A espetacular redução no consumo de tabaco na Europa e na América mostra que prevenção e regulação são mais eficientes que proibição e punição.
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