MÉDICOS PARALIZAM ATENDIMENTO AOS PLANOS DE SAÚDE EM TODO O PIAUÍ

Segunda, 08 de outubro de 2012 

Após reunião todos os médicos credenciados juntos às operadoras e aos planos de saúde no Piauí paralisarão suas atividades entre os dias 10 e 14 de outubro. Eles vão atender somente a pacientes em casos de urgência e emergência. A classe participa de movimento nacional contra os abusos cometidos pelos planos e seguros de saúde.

Além de reajuste nos honorários, os médicos pedem o fim da interferência antiética das operadoras na relação médico-paciente. Também reivindicam a inserção, nos contratos, de índices e periodicidade de reajustes – por meio da negociação coletiva pelas entidades médicas – e a fixação de outros critérios de contratualização


Em paralelo às negociações com a Agência Nacional de Saúde Suplementar e à mobilização nacional, o movimento médico também aposta na aprovação do Projeto de Lei 6964/10, que garante o reajuste anual e torna obrigatória a existência de contratos escritos entre as operadoras e seus prestadores de serviços. Atualmente em fase final de tramitação, o projeto se encontra na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.


Sobre os médicos e prestadores de serviço, a categoria realizou um pesquisa, através do instituto DataFolha, e constatou que a visão de 66% dos usuários é de que os planos colocam restrições em diversas etapas para realização de exames de maior custo e, para (53%), de que os planos restringem o tempo de internação hospitalar ou UTI. Mais de 60% dos usuários ainda afirmam ter a imagem de que os planos de saúde pagam aos médicos um valor muito baixo por consulta ou procedimento.


Fonte: Ascom

Nenhum comentário: