EXCESSO NO CONSUMO DE SAL PODE PREJUDICAR A VISÃO

25/01/2013

Hipertensão pode prejudicar os vasos sanguíneos da retina.
Hipertensão arterial aumenta risco de alterações vasculares no fundo de olho.


A hipertensão arterial é uma das doenças que mais afeta os brasileiros. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, os casos de pressão alta tiveram um aumento significativo nos últimos cinco anos, passando de 21,6% em 2006 para 23,3% em 2010. Um dos fatores apontados como causa é o consumo exagerado de sal na alimentação, que além de facilitar a evolução da doença também pode prejudicar seriamente a visão, problema que muitos desconhecem. Segundo especialistas, a hipertensão pode prejudicar os vasos sanguíneos da retina, levando o indivíduo a desenvolver até mesmo uma cegueira.

De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Marcus Sáfady, todo cuidado é pouco para prevenir possíveis complicações. 

O ideal é que as pessoas fiquem atentas à quantidade de sal na alimentação, pois a prevenção é sempre o melhor remédio para combater qualquer tipo de doença. A hipertensão arterial pode causar alterações vasculares no fundo de olho, sendo a principal e mais grave, a oclusão vascular, que pode levar a uma baixa de visão importante — explica.

Ainda segundo o médico, o chamado exame de fundo de olho permite que alterações nos vasos da retina (região onde as imagens são formadas), sejam identificadas logo no estágio inicial, evitando sua progressão e melhorando o prognostico. De acordo com o especialista, é importante a medida regular da pressão arterial e, quando alterada, a consulta com o clinico geral é importante para definir o tratamento.

 

Nenhum comentário: