ESCLEROSE MÚLTIPLA EM CURTAS-METRAGENS

Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2013

Concurso é promovido pela Novartis e pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual.
Prémio promovido pela Novartis e Instituto do Cinema e do Audiovisual quer distinguir estudantes.


Com o objectivo de sensibilizar a sociedade para a temática da Esclerose Múltipla, a Novartis em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), lança hoje o primeiro «Prémio EM Curtas», dirigido a estudantes de cinema e audiovisuais.

A ideia é promover a realização de curtas-metragens que abordem a vivência com esta doença. Os estudantes que quiserem participar contam com o apoio das três associações de doentes no país: Associação Nacional de Esclerose Múltipla, a Associação Todos com a Esclerose Múltipla e a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. A estas caberá o papel de promover a interacção dos jovens autores com doentes e as suas famílias para que percebam o que é a doença e o seu impacto no dia-a-dia.


A iniciativa conta com a parceria de sete escolas que incentivarão os seus alunos a participar: a Escola Superior de Teatro e Cinema do Politécnico de Lisboa, a Escola Técnica de Imagem e Comunicação Aplicada – ETIC, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, o Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias – Restart, a Universidade da Beira Interior, a Escola Superior Artística do Porto – ESAP e o Instituto Politécnico de Leiria.

As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 30 de Abril e podem ser apresentadas individualmente ou em grupo (até três estudantes). As candidaturas podem ser feitas directamente na área reservada do site do ICA.

O júri é presidido por Mariana Pimentel, representante do ICA, e composto pelo realizador Gonçalo Galvão Teles, por um membro de cada uma das associações de doentes e por um representante da Novartis. Os jurados irão avaliar os trabalhos recebidos reconhecendo aqueles que promoverem um conhecimento sobre a doença e o seu impacto nas esferas pessoal e social.

Será valorizada a utilização de testemunhos reais de pessoas com esclerose múltipla e a capacidade dos realizadores para sensibilizar e impactar a opinião pública, chamando a atenção para esta doença.

Os vencedores serão conhecidos por altura do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se assinala a 30 de Maio, e serão distinguidos com os prémios de dois mil, mil e 500 euros para primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.



Sobre a Esclerose Múltipla
 
 
Esclerose Múltipla (EM) afecta cinco mil portugueses. Em todo o mundo existem 2,5 milhões de pessoas com esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central que se manifesta em jovens adultos, entre os 20 e os 40 anos de idade, e que interfere com a capacidade do doente em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio. As mulheres têm duas vezes mais probabilidades de desenvolver a doença do que os homens. A EM tem um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias. Aproximadamente 85 por cento das pessoas com EM queixam-se de fadiga constante independentemente do grau de incapacidade provocado pela doença, o que interfere com a sua qualidade de vida e produtividade. 

 

Nenhum comentário: