ALIMENTAÇÃO NO VERÃO EXIGE MAIS CUIDADO COM A HIGIENE

13/01/2013 

Nutricionista dá dicas para manter princípios básicos de higiene com a alimentação.
Veja dicas de como evitar a contaminação dos alimentos na praia e em casa.

No calor do verão, os cuidados com a higiene e a conservação dos alimentos deve ser redobrada. As altas temperaturas favorecem o desenvolvimento de micróbios que podem causar danos a nossa saúde. Para quem está na praia os riscos são ainda maiores, já que as condições de conservação dos alimentos não são as ideias e nem todos os vendedores ambulantes possuem autorização para comercializar seus produtos.

Ao escolher o que você irá consumir, além de prestar atenção no valor nutricional, é muito importane observar os cuidados de higiene do local. Alimentos mal condicionados e manipulados sem condições de higiene podem causar intoxicações alimentares com sintomas leves ou graves como diarreia, vômito, mal estar, dor de estômago e febre — alerta a nutricionista funcional Alice Müller.

Ou seja, todo cuidado é pouco para não correr o risco de ficar doente e perder as férias ou a temporada na praia. Veja algumas dicas da nutricionista para manter princípios básicos de higiene, tanto no preparo caseiro como na alimentação fora de casa:

Lave as mãos sempre que for preparar ou consumir alimentos, principalmente após manipular dinheiro e/ou usar o banheiro

Compre alimentos somente de vendedores ambulantes, quiosques ou restaurantes autorizados pela vigilância sanitária

Observe a higiene pessoal do vendedor: cabelos presos, unhas aparadas, roupas limpas, uso de luvas e tocas

Alimentos que levam ovo, maionese e carne, como os sanduíches, são mais perigosos por serem muito perecíveis. É preciso cuidado redobrado também para frutos do mar como camarão, peixes e ostras, para os laticínios como o famoso queijo coalho, e para alimentos que levam creme, como os doces. Após o preparo, esses alimentos devem ser mantidos refrigerados (em temperaturas entre 0 e 4°C) ou ser mantidos aquecidos (em temperatura acima de 60°C) para diminuir o risco da contaminação. Assim, se estes alimentos ficarem expostos a temperatura ambiente por mais de 30 minutos, podem oferecer riscos a sua saúde

Assegure-se de que o alimento servido quente, como espetinhos de carne e pasteis, estejam bem cozidos ou assados

Lave as latinhas de bebidas antes de abri-las

Beba água e/ou gelo apenas de procedência conhecida

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/01/alimentacao-no-verao-exige-mais-cuidados-com-a-higiene-4007950.html
 

Nenhum comentário: