AUMENTO DE EXPECTATIVA DE VIDA NÃO ESTÁ ACOMPANHADA DE QUALIDADE, APONTA ESTUDO

Panorama da saúde global  18/12/2012 

Sobrepeso matou três milhões de pessoas em 2010 em todo o mundo, de acordo com o estudo.
Relatório indica que doenças crônicas não transmissíveis são a principal causa de morte no mundo.

O relatório Global Burden of Disease Study 2010 (GBD 2010), publicado na última semana no jornal médico The Lancet, um dos mais respeitados da Inglaterra, revelou que a expectativa de vida da população mundial cresceu nos últimos 20 anos, mas os anos a mais são vividos com menos qualidade de vida. 

O estudo, conduzido pelo Instituto de Métrica e Avaliação de Saúde (IHME), da Universidade de Washington, teve a colaboração de 486 autores de mais de 50 países, inclusive do Brasil, e levou cinco anos para ser concluído. A pesquisa destaca que o aumento na expectativa de vida mundial ocorreu principalmente pela queda na mortalidade e na desnutrição infantis registrada entre os anos de 1990 e 2010. 

A falta de qualidade nos anos a mais de vida conquistados ocorre, principalmente, em função da ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), maior causa de óbitos no mundo nos dias de hoje, de acordo com o estudo. A publicação revela que maus hábitos alimentares e sedentarismo correspondem a 10% do adoecimento global. Somente o sobrepeso foi apontado como responsável por três milhões de mortes ao redor do mundo em 2010.

Os números da saúde dos brasileiros comprovam os resultados encontrados pela pesquisa. O Brasil teve, de acordo com a ONU, redução de 73% das mortes na infância desde 1990, enquanto o estudo aponta que as DCNT são responsáveis por 72% das causas de morte no Brasil.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, há um esforço no Brasil para manter a expectativa de vida e incorporar qualidade a esses anos que estamos ganhando.

— O Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, lançado em 2011, busca justamente uma resposta a esse cenário — afirmou. 

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/12/aumento-da-expectativa-de-vida-nao-esta-acompanhado-de-qualidade-aponta-estudo-3985990.html

 

Nenhum comentário: