ACUPUNTURA EM ALTA

22 de dezembro de 2012

Atendimentos pelo SUS aumentam em 76% no país

 

De acordo com um levantamento inédito feito pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), órgão oficial da acupuntura médica no país, o total de atendimentos realizados pelo SUS – Sistema Único de Saúde, em 2012, representou crescimento de 76,4% em relação aos dados do ano anterior. Os números foram tabulados pelo Ministério da Saúde.

No período de um ano, os atendimentos gratuitos em acupuntura , realizados através do SUS, passaram de 680 mil (2011) para 1,2 milhão (2012), e as agulhas já apresentam uma nova alternativa de tratamento, com a crescente utilização em consultórios médicos.

Implantada, nos serviços públicos de saúde, há mais de 20 anos (desde 1988), os atendimentos são realizados principalmente nas Unidades Básicas de Saúde e nos Núcleos de Apoio à Família, além dos hospitais.

Para ter acesso, o paciente precisa ser encaminhado por um médico do serviço público. Atualmente, a acupuntura gratuita (SUS) é feita por 500 médicos, dentro de um total de cerca de 10 mil profissionais médicos que utilizam a acupuntura no país.


Panorama em solo brasileiro


> 9,5 mil médicos são filiados ao CMBA, o que representa 3% da população médica do país.

> 3 mil médicos têm título de especialistas em acupuntura, credenciados pela Associação Médica Brasileira.

>
Em 2011, houve 1,2 milhão de atendimentos pelo SUS.

>
Todos os Ambulatórios Médicos de Especialidades do Estado (AME) contam com um especialista em acupuntura, dentre as 27 especialidades atendidas.

> A acupuntura foi reconhecida oficialmente, desde 1995, como especialidade médica pelas instâncias e autoridades competentes do país (Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Federação Nacional dos Médicos).

>
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em 27 de março de 2012, definiu que a acupuntura trata doenças e de que no Brasil, o diagnóstico e tratamento de doenças são atividades exclusivas de médicos.

FONTE:
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3989699.xml&template=3898.dwt&edition=21055&section=1028

Nenhum comentário: