SAIBA QUAL A IMPORTÂNCIA DE MANTER O CORPO HIDRATADO DURANTE O INVERNO

Saúde em primeiro lugar   20/08/2013

Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 2,5 litros de água por dia. 
Pouca ingestão de líquidos diminui a espessura da mucosa, deixando o organismo mais vulnerável a infecções propagadas pelo ar.


Apesar de sentirmos menos sede no inverno, não significa que possamos descuidar da hidratação do organismo. Isso porque, mesmo com a temperatura mais amena, o corpo continua necessitando de líquidos — e é preciso estar atento para não ter a saúde prejudicada.

A água é o principal componente do nosso organismo, respondendo por cerca de 60% do nosso peso corporal. Em lactentes e crianças, a percentagem é ainda mais elevada, tornando necessário redobrar a atenção com a ingestão de líquidos.

Segundo o professor de Nutrição da USP Antonio Herbert Lancha Junior, a não ingestão de líquidos pode acarretar em maior vulnerabilidade do sistema imunológico, predispondo a infecções oportunistas, como gripes e resfriados, que são bastante comuns no inverno.

Durante a estação, é importante apostar no consumo variado de bebidas ao longo do dia, não somente quando sentir sede.

A necessidade de líquido varia de acordo com rotina de atividade física, gasto energético, entre outros fatores. Todas as bebidas ajudam a manter a hidratação e, no inverno, temos várias opções além da água, como café e chás — afirma o nutricionista.

Também é importante estar atento ao tempo seco, que contribui para o ressecamento do nosso corpo, influenciando principalmente as mucosas do organismo. Além disso, os ambientes climatizados também contribuem para o problema. Ou seja, mesmo aqueles que passam o dia em local com ar condicionado, não devem abrir mão de consumir bastante líquido.

O especialista alerta que, no estado de hipohidratação — pouco hidratado —, a mucosa tem sua espessura diminuída e, com isso, ficamos mais vulneráveis a todos os tipos de infecção propagados pelo ar. Se alguma bactéria ou vírus conseguir atravessar a membrana, são grandes as chances do indivíduo desenvolver uma doença.


Vale lembrar: O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 1ml de água para cada caloria gasta o que, em média, resulta em 2,5 litros ao dia.  

 

Nenhum comentário: