REGIÃO DE LONDRINA GANHA NOVA UNIDADE DA FARMÁCIA DO PARANÁ

23/08/2013 16:17


As 10 mil pessoas que utilizam os serviços da assistência farmacêutica estadual na região de Londrina serão atendidas na nova Farmácia do Paraná. Com um espaço todo reformado e planejado para dar mais conforto à população, a nova unidade foi inaugurada nesta sexta-feira (23) pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

“A inauguração desta farmácia não significa apenas uma reforma estrutural. Este momento também marca a mudança no modelo de atendimento ao usuário e isso se faz com espaços adequados e profissionais qualificados”, destaca o secretário.

O Governo do Estado investiu R$ 390 mil na reestruturação da unidade, que ganhou uma área adicional de 100 m². Agora a farmácia conta com espaços amplos, que trazem mais agilidade e conforto ao usuário que retira os medicamentos. Também foram adquiridas geladeiras farmacêuticas, computadores, impressoras, ar-condicionado e outros itens de mobiliário.

Além disso, as obras deixaram os estoques mais seguros e ainda possibilitaram a criação de consultórios de assistência farmacêutica. Para a diretora da 17ª Regional de Saúde, Djamedes Garrido, esta é a grande novidade da nova farmácia.

“Com esses consultórios, os usuários terão uma sala específica para receber orientações sobre o uso dos medicamentos que retiraram. O farmacêutico também ficará à disposição para tirar dúvidas sobre reações adversas e outras questões relacionadas ao tratamento”, explica Djamedes.

A unidade de Londrina é a segunda maior do Estado em usuários cadastrados e volume de dispensação de medicamentos. Ela é referência para atender a população dos municípios de Alvorada do Sul, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarama.

São fornecidos gratuitamente medicamentos indicados para o tratamento de mais de 80 doenças, como Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, hepatites virais, asma grave, Esclerose Múltipla, além de atender pacientes em terapia pós-transplante.

Marilena Antunes é filha de uma paciente que recebe medicamentos para tratar Mal de Alzheimer. Ela, que retira os medicamentos mensalmente para sua mãe, ressalta a diferença que vem sentindo neste período de mudanças na farmácia. “Antes havia muita gente no salão de espera e o local era pouco arejado. Hoje há mais ventilação, o espaço é amplo e o atendimento é rápido”, afirma.

Com as mudanças, o tempo de espera pela retirada do medicamento é de aproximadamente 10 minutos. Antes a espera durava em média 30 minutos. A agilidade é fruto do aperfeiçoamento do fluxo de atendimento, com senhas, painéis eletrônicos e sistema informatizado.
PROGRAMA – Esta é a 8ª unidade a ser reestruturada pelo Governo do Estado por meio do Programa Farmácia do Paraná. As sedes de Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Apucarana, Telêmaco Borba, Cascavel e Toledo também já ganharam novos espaços. A previsão é que até o final de 2014 todas as 22 farmácias do Estado sejam reformadas, ampliadas ou construídas em novos locais.

Além dos investimentos na rede própria, o governo estadual também destina recursos para qualificar a área sob responsabilidade dos municípios. As prefeituras recebem incentivos para custeio e capacitação das equipes de assistência farmacêutica. O Estado apoia ainda o Consórcio Paraná Saúde, que adquire e distribui medicamentos do componente básico para 391 municípios.

Também participaram da inauguração o secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, deputados federais, deputados estaduais, diretores de hospitais, prefeitos e demais autoridades da região.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
 

Nenhum comentário: