PERDER PESO AJUDA A MELHORAR A MEMÓRIA

Lembre-se   14/08/2013 

Cérebro se torna mais ativo após a dieta.


Perder peso não ajuda apenas a melhorar a saúde de maneira geral. Um novo estudo sugere que emagrecer também pode ajudar a melhorar a memória e a atividade do cérebro nas mulheres.

Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Umea, na Suécia, em que os cientistas usaram exames de ressonância magnética (RM) para monitorar a atividade cerebral de um grupo de 20 mulheres da terceira idade e com excesso de peso e a submeteram a uma série de testes cognitivos.

O que eles descobriram foi que as habilidades de memória apresentaram melhora significativa depois que as mulheres foram colocados em uma dieta durante seis meses. O estudo sugere que as deficiências de memória relacionadas à obesidade são reversíveis.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que as pessoas obesas têm a memória episódica prejudicada. 

Um estudo de 2010 realizado na Universidade de Medicina Northwestern, nos EUA, por exemplo, descobriu que a perda de memória é proporcional ao excesso de peso da mulher e pode variar inclusive em relação ao formato do corpo. Quanto mais peso ela carregar na região dos quadris, mais pronunciada tende a ser a perda de memória em comparação à mulheres que tem gordura acumulada na regi]ao da cintura.

— A atividade cerebral alterada para melhor, após a perda de peso, sugere que o cérebro se torna mais ativo, ao armazenar novas memórias e, portanto, precisa de menos recursos do cérebro para recordar informações armazenadas — disse o principal autor do estudo, Andreas Pettersson.

Os testes cognitivos envolveram ligar rostos e nomes apresentados em uma tela de TV, enquanto os pesquisadores examinaram a atividade do cérebro dos sujeitos com exames de ressonância magnética, um processo conhecido como "codificação". O exercício era basicamente composto por ligar os rostos ao primeiro nome das pessoas.


Após a perda de peso, foi detectado um aumento da atividade cerebral durante os exercícios de codificação de memória em regiões importantes para a identificação e a correspondência de rostos, disseram os pesquisadores. A atividade cerebral também diminuiu em áreas responsáveis pela memória episódica prejudicada, indicando recuperação de dados mais eficiente.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/08/perder-peso-ajuda-a-melhorar-a-memoria-4234141.html


Nenhum comentário: