ÍNDICE DE MORTE ENTRE MULHERES FUMANTES ALCANÇA O DE HOMENS

02 de fevereiro de 2013 



Pela primeira vez, o índice entre mortalidade de mulheres fumantes se igualou ao dos homens dependentes do cigarro, revelou pesquisa conduzida por pesquisadores britânicos. O estudo, publicado na revista científica New England Journal of Medicine, também constatou que as mulheres fumantes hoje têm muito mais chances de morrer por causa do vício do que nos anos 1960.

O início precoce da dependência e o número de cigarros tragados estão entre os principais motivos para isso. A primeira geração de mulheres fumantes nos EUA (país da pesquisa) surgiu durante os anos 1950 e 1960. Nessas duas primeiras décadas, as mulheres que fumavam tinham três vezes mais chances de morrer de câncer de pulmão do que aquelas que nunca tinham desenvolvido o vício.

Ao analisar os dados das mulheres entre 2000 e 2010, contudo, os pesquisadores constataram que elas tinham 25 vezes mais chances de morrer da doença do que aquelas que não fumavam.

O estudo

 

> Para conduzir o experimento, os cientistas analisaram os dados de mais de 2 milhões de mulheres nos Estados Unidos.

> Segundo o pesquisador responsável pelo estudo, Michael Thun, “o forte aumento do risco entre as fumantes mulheres tem se mantido por décadas, mesmo depois de se identificarem os graves riscos à saúde decorrentes do tabagismo e apesar de as mulheres tragarem cigarros de marcas consideradas menos nocivas e com menos nicotina”.

 

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a4031407.xml&template=3916.dwt&edition=21312&section=1028  

 

Nenhum comentário: