BRASIL É UM DOS LIDERES EM CÂNCER DE LARINGE

09 de fevereiro de 2013
  
O presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Aborl-CCF), Agricio Crespo, disse nesta semana, no Dia Mundial do Câncer, que o Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de laringe do mundo.

A população brasileira fuma muito. Essa é a principal causa (da grande incidência no Brasil), e quando ele (fumo) está associado à bebida alcoólica existe uma potencialização de efeitos – diz Crespo.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe e, quando há associação do fumo com bebida alcoólica, esse número sobe para 43 vezes.

Outras causas são situação socioeconômica desfavorável e má alimentação – afirma Crespo.

A doença

> O câncer de laringe, quando descoberto precocemente, tem taxas de cura que vão de 80% a 100%.

> O principal sintoma é a rouquidão que dura mais de duas semanas, aparentemente sem motivo.

>
É uma doença predominantemente masculina. Para cada mulher atingida, há nove homens com esse tipo de câncer, que é mais comum depois dos 40 anos de idade, tendo seu pico de incidência entre os 50 e 60 anos.

> Segundo o Inca, para evitar esse tipo de câncer, é importante que a alimentação contenha proteínas, preferencialmente de frango ou peixe, associadas a legumes, verduras e frutas ricas em vitaminas, em especial A, B2, C e E, e sais minerais.

3.618 casos de câncer de laringe foram registrados no país em 2010, segundo o Inca.


Nenhum comentário: