NEURONAVEGADOR, INOVAÇÃO NA CIRURGIA DE REMOÇÃO DE TUMORES NO CÉREBRO

GPS cerebral   25/02/2013

Médico que está executando a intervenção pode avaliar de maneira mais exata o local da incisão.
Avanço da tecnologia 3D faz procedimento médico se assemelhar a videogame.


Imagine o GPS instalado em seu carro que leva a qualquer lugar, indicando ruas, trajetos e a melhor forma de chegar ao destino? É dessa forma que um aparelho chamado neuronavegador funciona em procedimentos cirúrgicos neurológicos.

Pode ser considerado um GPS para o cérebro e vem revolucionando as cirurgias para tumores cerebrais — diz Mauricio Mandel, neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

O médico explica que ao ser realizada uma ressonância magnética, os resultados deste exame ficam arquivados em um computador, sendo convertidos em uma imagem tridimensional.

Isso gera informações denominadas coordenadas e, por meio delas, o neurocirurgião pode localizar lesões durante o procedimento cirúrgico — explica o especialista.

Com a ajuda de um laser ou uma caneta com sensor, muito semelhante a alguns videogames modernos, o neurocirurgião direciona para uma determinada região cerebral e as coordenadas são acionadas, apontando dados daquele paciente. Exatamente como um GPS que vai direcionando o médico, em tempo real, durante a operação.

A reconstrução 3D é uma grande inovação, pois contribui para uma melhor compreensão do ato cirúrgico. Como hoje tudo é visto em 3D, a medicina não poderia ficar para trás — afirma Mandel.

Com este tipo de tecnologia um procedimento cirúrgico cerebral tende a ficar mais seguro e menos invasivo. Afinal, o neurocirurgião pode acessar e retirar tumores sem comprometer áreas profundas e nobres do cérebro, sem correr o risco de lesioná-las. De acordo com o especialista, por meio desse instrumento uma cirurgia pode ser realizada em cerca de uma a três horas.


— Um procedimento convencional costuma atingir seis horas de duração — compara.


Isso acontece porque, com o neuronavegador, o médico que está executando a cirurgia pode avaliar de maneira mais exata o local da incisão. Essa tecnologia também garante um procedimento menos lesivo, diminuindo o risco em uma cirurgia considerada tão complexa. Além disso, o paciente que se submete a um procedimento com o auxílio deste GPS cerebral tem a chance de contar com uma recuperação mais rápida. Muitos pacientes tem alta no dia seguinte após a realização de uma cirurgia cerebral. O retorno à rotina e ao trabalho são quase imediatos, pois o trauma cirúrgico é muito diminuído. 
 
FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2013/02/neuronavegador-inovacao-na-cirurgia-de-remocao-de-tumores-no-cerebro-4055664.html
 

Nenhum comentário: