DOENÇAS INFLAMATÓRIAS CRÔNICAS AUMENTAM 10 A 15 VEZES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS ÚLTIMOS 50 ANOS, INDICA ESTUDO

15.02.2013
Os casos de doenças inflamatórias crónicas em  crianças e adolescentes aumentaram entre 10 e 15 vezes nos países industrializados  durante os últimos 50 anos, sobretudo devido a fatores ambientais, segundo  um estudo.

 

 

A investigação da Federação Europeia de Associações de Crohn e Colite  Ulcerosa (duas doenças inflamatórias intestinais) e da Organização Europeia  de Crohn e Colite foi apresentada no congresso internacional deste último  organismo, que decorreu esta semana em Viena.  


As doenças em causa incluem a asma, a diabetes Mellitus Tipo 1, a Esclerose  Múltipla e o grupo de inflamações intestinais crónicas, informou a agência  noticiosa espanhola EFE.  

Além dos fatores ambientais, o desenvolvimento daquelas doenças é favorecido  por dietas desequilibradas, medicamentos como os antibióticos, tabagismo,  stress e higiene excessiva.  

Segundo o estudo, a inflamação intestinal crónica e a doença de Crohn  aumentaram quase 50 por cento nos últimos nove anos entre as crianças dinamarquesas. 

A mesma tendência foi observada na Escócia, Irlanda e Espanha, onde  o número de crianças com a doença de Crohn triplicou desde 1996.  

Calcula-se que entre 2,5 e três milhões de europeus sofrem de inflamação  intestinal crónica, o que implica custos diretos de cuidados de saúde entre  4,6 e 5,6 mil milhões de euros anualmente.  

Nenhum comentário: