A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS PARA O SUCESSO DA CIRURGIA

Intervenção cirúrgica   12/02/2013

Exames podem comprovar a presença de anemia, inflamações, leucemia, infecções viróticas e bacterianas.
É comum ter dúvidas em relação ao procedimento, à anestesia, aos exames e ao pós-operatório.


Qualquer cirurgia exige alguns cuidados essenciais para que o paciente fique bem antes, durante e após a operação. O estado geral de saúde do paciente também deve ser tratado com prioridade, por isso realizar um check-up incluindo exames laboratoriais e clínicos como eletrocardiograma, eletroencefalograma, dosagem de açúcar no sangue, hemograma completo, ureia, coagulação, entre outros é fundamental.

Segundo o cirurgião plástico Luiz Anízio Wanna, os exames pré-operatórios têm a finalidade de identificar os principais fatores de riscos cirúrgicos.

Na primeira consulta, antes da cirurgia, o médico deve levantar o histórico do paciente para descobrir se a pessoa tem algum tipo de alergia, se sofre de insuficiência cardíaca ou se já passou por outra cirurgia. Logo após, o médico recomenda uma série de exames laboratoriais, pois são capazes de identificar problemas que podem interferir na hora da cirurgia — explica.

O médico pode requisitar exames para avaliar a saúde, como por exemplo:


Hemograma: o exame pode comprovar a presença de anemia, inflamações, leucemia, infecções viróticas e bacterianas. É realizado ainda o eritrograma (avaliação e contagem de glóbulos vermelhos) e o leucograma (avaliação e contagem de glóbulos brancos), além de uma avaliação de plaquetas.

— O hemograma pode acusar se a pessoa possui alguma infecção — diz o médico.


Protoparasitológico de fezes: exame utilizado para o diagnóstico de parasitoses intestinais, com pesquisa direta de protozoários ou ovos de helmintos.
Urina Tipo I: diagnostica infecções urinárias, sendo dividido em três aspectos: avaliações físicas, químicas e microscópicas da urina. É importante colher a primeira urina do dia para a realização deste exame.

Glicemia: teste útil no diagnóstico de hipoglicemias e hiperglicemias. É importante fazê-lo em jejum de, pelo menos, 12 horas.
Colesterol: realizado para avaliar o risco de doença coronariana, em que níveis elevados podem estar associados aos processos ateroscleróticos.
Coagulograma: identifica a possibilidade de coagulação do sangue ou a presença de algum distúrbio.

Algumas pessoas apresentam anomalias que aceleram a coagulação sanguínea, enquanto outras pessoas têm problemas com a coagulação de sangue. Esse diagnóstico não chega a impedir a cirurgia, mas pode agravar a recuperação do paciente — alerta Wanna.

Eletrocardiograma: é rápido e indolor e pode detectar problemas no coração, que podem causar algum tipo de transtorno durante a operação.

Caso algum problema seja diagnosticado, é fundamental fazer uma avaliação com um cardiologista, antes da cirurgia — informa o cirurgião plástico.

Raios-X de tórax e espirometria: em pacientes fumantes ou asmáticos a função pulmonar deve ser avaliada para evitar problemas durante a cirurgia.

Ureia e creatinina: avalia se as funções renais estão perfeitas.

É indicado para pessoas que vão se submeter à lipoaspiração, pois é importante verificar o funcionamento dos rins antes da cirurgia. Eles precisam trabalhar e apresentar boas condições para eliminar toda a substância injetada no final da operação — afirma Wanna.

Quando os exames apresentam alguma alteração, o médico deve tratá-la para que o paciente não corra riscos desnecessários durante a cirurgia. Cuidados essenciais antes da cirurgia:

Toda intervenção cirúrgica exige jejum de oito a 10 horas, independente da anestesia escolhida. O médico também pode dar algumas orientações no pré-operatório como, por exemplo, aos fumantes recomenda-se a suspensão do cigarro uma semana antes do procedimento, já que a nicotina interfere na coagulação sanguínea. O uso de bebidas alcoólicas também deve ser evitado. Cuidar do corpo e prepará-lo para a cirurgia plástica ajuda na sua recuperação, por isso é fundamental seguir tais recomendações. Se tiver gripe ou infecção avise ao seu médico até dois dias antes, sendo que a cirurgia poderá ser adiada.

Evite bebidas alcoólicas e comidas pesadas à véspera da cirurgia.

Não consuma qualquer medicamento para emagrecer, inclusive, diuréticos, ou outros remédios à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin) ou contendo ervas (Arnica, Ginko Biloba) com efeito anticoagulante, pelo menos 15 dias antes da cirurgia.

Evite ainda o uso de anti-inflamatórios, sendo que Novalgina e Tylenol podem ser usados em situação de dor.

Não tome anticoncepcional oral ou injetável, trinta dias antes da cirurgia.

Evite exposição solar.

Faça drenagem linfática para eliminar impurezas.  

 

Nenhum comentário: