MÉDICOS RUSSOS DESCOBREM NOVO TRATAMENTO PARA A ISQUEMIA

19.02.2013

Um grupo de médicos de Kazan, capital da república russa do Tatarstão, começou a fazer operações segundo uma metodologia original. Os pacientes com isquemia dos membros inferiores,  ou patologias dos nervos e vasos sanguíneos periféricos, não precisarão mais de ser submetidos a tratamentos prolongados.


A flexibilidade das articulações e a sensibilidade são restabelecidos em cerca de dois meses. A intervenção reduz-se a uma injeção que dura não mais de uma hora. Ao mesmo tempo, o período de recuperação diminui em várias vezes. O segredo são as células gordas do próprio paciente, que salvam os membros afetados com a incapacidade física.

Na clínica está sendo desenvolvida a seguinte tecnologia da operação: ao paciente se extrai um fragmento de tecido gordo, com o qual é feito, em laboratório, um concentrado celular, que se injeta no mesmo dia na zona afetada. A operação dura não mais de uma hora. O concentrado funciona como uma usina: gera um agente biologicamente ativo para a recuperação rápida do organismo.

Este é um novo fenómeno no tratamento dos nervos periféricos. Este tema ainda não foi investigado profundamente nem na Rússia, nem no estrangeiro. No mundo são utilizadas células-tronco para o tratamento de traumatismos e doenças semelhantes. Médicos do Tatarstão pensam de forma mais abrangente. O concentrado retirado do tecido gordo contém não apenas células-tronco. É nisso que consistem a novidade e o sucesso do novo método, que não provoca rejeições, reações alérgicas e não leva a doenças oncológicas.

Na república, o efeito foi testado em cinquenta pacientes. Os resultados chocaram os especialistas. Esta tecnologia não inclui manipulações adicionais com células-tronco e é biologicamente inofensiva. 

Em resultado, o concentrado celular de tecido gordo põe literalmente de pé os pacientes que nem esperavam voltar algum dia a andar. Aqueles que tinham dedos imóveis  e insensíveis podem, após uma injeção milagrosa, apertar fortemente a mão de seu médico.


Nenhum comentário: