LIPOASPIRAÇÃO É MALÉFICA SEM A PRÁTICA DE EXERCICIOS NO PÓS-OPERATÓRIO

07/10/2011


Pesquisa revela que gordura visceral pode aumentar após a cirurgia

 

A realização da lipoaspiração não acompanhada de exercícios regulares no pós-operatório pode resultar em um aumento significativo da gordura visceral, localizada na região entre os órgãos e associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. Segundo um estudo Escola de Educação Física e Esporte da USP, a prática de exercícios físicos após a cirurgia é fundamental  par inibir o aumento dessa gordura maléfica.

A pesquisa recrutou 36 mulheres, com o Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 30, para realização da lipoaspiração na região abdominal. Posteriormente, o grupo foi igualmente dividido em "mulheres treinadas" e "mulheres sedentárias". Dois meses depois da cirurgia, o primeiro foi submetido a uma série de exercícios aeróbicos e de força, por três vezes por semana durante quatro meses, enquanto o segundo permaneceu sem praticar atividades regulares. Uma bateria de exames foi feita antes e depois do processo e serviu de base para o  levantamento comandado pela pesquisadora Fabiana Braga Benatti.

Resultados
 
No grupo das mulheres sedentárias, o ganho da massa visceral atingiu 10%. O fato não foi percebido pelas pacientes, pois o aumento desta gordura interna do corpo é dificilmente identificado no dia a dia, já que não representa grandes proporções em termos visuais. O fato aumenta a importância do estudo, já que dificilmente estes dados seriam alcançados se não houvesse acompanhamento detalhado durante o pós-operatório.

Já no grupo de mulheres treinadas, não foi contatado um aumento da gordura visceral. A estudiosa acredita que o treinamento preveniu o acúmulo porque este tipo de gordura é metabolicamente ativo e mais responsivo ao aumento das concentrações de adrenalina que ocorrem durante o exercício físico.

Balanço geral da cirurgia
 
Ainda de acordo com as constatações do estudo, após a lipo, o peso foi recuperado em ambos os grupos.

— A cirurgia não tem como objetivo a redução de peso, que diminui em média 1%. A pretensão da lipoaspiração é retirar a gordura localizada e modelar o corpo do paciente — explica Fabiana.

No caso das mulheres sedentárias, contudo, o peso retornou possivelmente pelo novo ganho de massa gorda, favorecida pelo estilo de vida. O metabolismo se esforça para manter uma constante e isso inclui o peso.

A retirada de massa gorda ocasiona, ainda, a queda nos níveis do hormônio adiponectina, que tem efeito benéfico no corpo. Ele regula a sensibilidade da insulina que, quando alterada, pode gerar uma série de consequências danosas para o corpo, dentre elas a mais conhecida é a diabetes.

Ao contrabalancear os efeitos da lipoaspiração, Fabiana diz que o esclarecimento sobre os efeitos colaterais causados pela cirurgia e sobre o pós-operatório é fundamental.

— Metabolicamente falando, não vimos nada de benéfico na cirurgia. Ela é um procedimento puramente estético — concluiu.

O aumento da gordura visceral e dos riscos que isso traz podem ser evitados, mas para isso é preciso atentar e esclarecer, tanto para médicos quanto para pacientes, a real necessidade da prática de uma série de exercícios na rotina depois da lipoaspiração.

Um comentário:

Jony Gibson disse...

Liposuction is very popular among people who wants to remove their fatty tissue.Its really very helpful.Hope to hear more good information related to searching from your side.


Lipoaspiracao

Thanks