CIGARRO É INIMIGO NÚMERO UM DA PELE

10/10/2011 


Fumo afeta diretamente a quantidade de vitaminas da pele.

Além do risco de necrose e gangrena, o fumo compromete a cicatrização e há possibilidade de abertura da sutura e da pele voltar a enrugar em razão da menor sustentação dos tecidos.

 

Cada vez mais, homens e mulheres estão preocupados com a aparência, mas os que fumam se esquecem que o cigarro é o grande vilão para a saúde e beleza da pele. Além de causar dependência, o fumo compromete a cicatrização, pois ocorre uma diminuição natural da circulação sanguínea, acabando por potencializar os efeitos negativos sobre a pele.

Considerado por muitos como um símbolo de status, o cigarro é um dos piores inimigos da saúde e tornou-se um problema mundial, por causa da nicotina, causadora da dependência física e psíquica.

A cirurgiã plástica Edith Kawano Horibe, presidente da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento, alerta que além do risco de necrose e gangrena, há a possibilidade de abertura da sutura e de a pele voltar a enrugar em razão da menor sustentação dos tecidos. Algumas cirurgias são mais suscetíveis a isso, como a de rejuvenescimento facial e as plásticas de abdome, já que existe o desdobramento e o tracionamento da pele, podendo apresentar dificuldade de cicatrização.

O fumo afeta diretamente a quantidade de vitamina A, C e E (antioxidantes naturais) presentes em grande quantidade na pele. A falta de vitaminas diminui a resistência da pele aos radicais livres e afeta, ainda, a síntese de colágeno. Ou seja: nenhum creme é tão eficaz para sua pele quanto o ato de deixar de fuma

Nenhum comentário: