ESTUDO ALERTA PARA RELAÇÃO ENTRE CIGARRO E RISCO DE CÂNCER NA BEXIGA

07/10/2011

Cerca de 350 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de bexiga no mundo anualmente.

 

Um dos maiores estudos já realizados sobre câncer de bexiga foi publicado no último mês no Journal of the American Medical Association e afirma que existe uma importante associação entre o câncer de bexiga e tabagismo. O levantamento foi elaborado a partir de um questionário realizado entre 1995 e 2006 com mais de 450 mil pessoas em um estudo sobre saúde e dieta nos Estados Unidos. A pesquisa apontou que 65% dos casos em homens e 30% dos casos em mulheres estão relacionados ao tabaco.

Para o urologista do Instituto do Câncer de São Paulo e do Hospital Sírio libanês Daher Chade, apesar de já haver evidência suficiente sobre a associação entre o fator e o surgimento do câncer no órgão, os novos dados confirmam definitivamente o alto risco para fumantes e ex-fumantes, além de quantificar precisamente a intensidade do impacto do hábito de fumar e da alta incidência deste câncer, principalmente em homens.

— Estas informações se tornam cada vez mais importantes com o progressivo aumento da expectativa de vida da população, o que implicará em campanhas de redução do tabagismo com o objetivo de prevenir altos índices de mortalidade — afirma.

Câncer de bexiga
 
Cerca de 350 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de bexiga no mundo anualmente. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2009, o número foi de cerca de 13 mil novos casos.

Um dos principais sintomas que pode indicar a doença é o sangue na urina. Em outros casos, o tumor pode se apresentar na forma de problemas urinários como ardência ao urinar, aumento na frequência urinária e dor na vesícula.

A doença atinge principalmente pessoas com idade acima dos 40 anos e, além do cigarro, antecedente familiar da doença e infecções podem ser fatores de risco para o surgimento do câncer de bexiga.


Nenhum comentário: