DOENÇA DE PELE,UMA QUESTÃO DE PELE

29 DE OUTUBRO DE 2011




Dermatologistas esclarecem mitos sobre a psoríase.

 

 Uma doença desconhecida e que leva à exclusão social. Este é o perfil da psoríase, que atinge 3% da população mundial e que é caracterizada por lesões na pele e que não tem cura. Para conscientizar a população sobre o problema, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove sua Campanha de Conscientização, com o slogan “Um beijo, um abraço, um aperto de mão”, com atividades marcadas em todo país hoje, Dia Mundial da Psoríase. Em Porto Alegre, a partir das 10h, haverá uma caminhada no Parque Farroupilha (Redenção), em frente ao Monumento ao Expedicionário.

Segundo as coordenadoras da campanha, Cláudia Maia e Luna Azulay, a expectativa é de que pelo menos 100 mil pessoas sejam abordadas e aprendam como identificar a doença, que pode ser controlada com o tratamento junto ao dermatologista.

– O foco da campanha é para quem não tem psoríase, para que não tenham nojo de quem tem a doença – afirma Cláudia.

Uma pesquisa feita pelo Ibope com 602 pessoas em oito capitais brasileiras mediu o nível de conhecimento da população sobre a psoríase: 77% da população não conhece a doença. Quase metade dos entrevistados acredita erroneamente que a doença é contagiosa. Segundo os médicos, essa crença contribui para estigmatizar os pacientes. Segundo as dermatologistas especializados em psoríase Lúcia Arruda (Hospital Universitário da PUC-Campinas) e Artur Duarte (coordenador do ambulatório da Universidade de Santo Amaro), a desinformação em relação à patologia contribui para uma maior rejeição coletiva, menores possibilidades de interação entre os indivíduos e, principalmente, representa um entrave no diagnóstico correto.

Para se ter uma ideia, nas oito capitais brasileiras pesquisadas – entre elas, Porto Alegre – a grande maioria dos entrevistados desconhece a psoríase e evitaria contato com portadores da doença. Em estágio moderado, 86% dos entrevistados responderam que não namoraria ou teria relação sexual com um paciente com o problema, 83% não entrariam numa mesma piscina, 73% não comeria uma refeição preparada por um portador ou frequentaria um dentista que tivesse a doença e 72% evitaria levar o filho ao pediatra caso tivesse indícios da patologia.

 

 O que é psoríase?


É uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas. Em alguns casos, as lesões podem estar apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Já em outros, as lesões se espalham por toda a pele. Frequentemente, há acometimento das unhas. Embora seja pouco habitual, há casos em que as articulações também podem ser afetadas.


Ela é contagiosa?


Não. Qualquer pessoa pode desenvolver essa doença, que não atinge órgãos internos. Apesar de não provocarem dor, as lesões trazem prejuízos à qualidade de vida dos portadores, já que atingem a aparência, comprometendo a interação social e a autoestima.


O que desencadeia a doença?


A psoríase é causada por vários fatores. Cerca de 50 a 60% dos pacientes não possuem registro da psoríase em sua família. A partir do componente genético da psoríase, vários fatores podem desencadear o surgimento das lesões, como a reação a alguns medicamentos, algumas infecções, ferimentos na pele e, principalmente, o estresse. É comum o surgimento da psoríase estar associado a crises emocionais.


Como é feito o diagnóstico?


Pelo simples exame clínico do dermatologista. A psoríase não causa manifestação nos órgãos internos, por isso, os exames laboratoriais têm pouca utilidade (geralmente só são utilizados para acompanhamento durante o uso das medicações). Além do olho clínico, o único recurso que pode confirmar o diagnóstico é a biópsia da pele, um exame simples feito no consultório ou ambulatório, em que o médico tira um pedacinho da pele para análise.


Existe tratamento?


São várias as formas de tratamento, portanto cabe ao dermatologista avaliar a melhor delas. Nas formas leves, são prescritos medicamentos tópicos sob a forma de pomada, loções, xampus ou géis. Nas formas mais avançadas, além de sessões de fototerapia, podem ser indicados medicamentos de uso interno via oral ou injetável, dependendo da gravidade do caso.


A psoríase tem cura?


Não existe cura para essa doença, mas é possível controlá-la e levar uma vida normal. As lesões podem desaparecer e não reaparecer durante muitos anos e, algumas vezes, nunca mais voltar. Porém, para a maioria dos pacientes, a psoríase é uma doença crônica com períodos de erupções e períodos sem manifestações visíveis. A evolução da psoríase é completamente imprevisível, variando muito de paciente para paciente.

 FONTE:http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3543561.xml&template=3898.dwt&edition=18253&section=1028

Nenhum comentário: