EQUIPAMENTO DE RADIOCIRURGIA TRATA CÂNCER SEM CORTES E COM RECUPERAÇÃO RÁPIDA

27/10/2011 



Tecnologia concentra uma dose grande de radiação em focos específicos.

Procedimento dura em média uma hora e libera o paciente para voltar a sua rotina normal imediatamente.

 

O Hospital do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) é o primeiro hospital público do país a adotar a técnica de radiocirurgia, uma terapia simples e rápida para tratar pacientes oncológicos que não poderiam se submeter aos riscos de uma cirurgia convencional. O tratamento é indicado para tumores primários ou metástases isolados e com até 5 cm, localizados no pulmão e na coluna vertebral.

A tecnologia concentra uma dose grande de radiação em focos específicos, matando as células cancerígenas por meio da quebra de seu DNA. Além disso, o equipamento possibilita que somente a área programada seja tratada. O procedimento dura em média uma hora e libera o paciente para voltar a sua rotina normal imediatamente.

Como funciona
Antes do início do tratamento, a equipe de médicos e físicos gera uma imagem do tumor a partir da própria máquina para precisar o "alvo" da radiocirurgia.

O período de tratamento é mais curto e são necessárias de uma a cinco aplicações, quando na radioterapia convencional são feitos cerca de 30.

Segundo o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff, mesmo sendo indicada para casos específicos, a técnica tem revolucionado a vida de muitos pacientes do SUS.

Nenhum comentário: