HOMENS QUE CONSOMEM EXCESSO DE VITAMINA E TÊM MAIOR INCIDÊNCIA DE CÂNCER DE PRÓSTATA

14/10/2011 

Resultado de estudo mostra aumento de 17% do índice da doença nos participantes que consumiam suplemento vitamínico diariamente.

 

De acordo com um estudo publicado esse mês pelo Journal of the American Medical Association, a ingestão de vitamina E pode aumentar os riscos de câncer de próstata. A pesquisa foi realizada com cerca de 35 mil homens saudáveis dos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, com idade acima dos 50 anos.

Este estudo mostra que a ingestão frequente da vitamina E de forma suplementar à dieta representa um maior risco de desenvolvimento do câncer. Isso representará uma mudança na conduta médica na prevenção do câncer de próstata — afirma o médico do Instituto do Câncer de São Paulo Daher Chade.

Antes desta pesquisa, a vitamina E era considerada potencialmente benéfica, porem não havia estudos suficientes para apoiar a afirmação com evidência, de acordo com o Chade, que também é urologista no Hospital Sírio Libanês.

Resultado inesperado

Estudos preliminares tinham constatado que o nutriente poderia ser uma promessa de prevenção contra esse tumor, mas o efeito foi contrário. Nessa nova pesquisa, houve um aumento em 17% de portadores de câncer de próstatas naqueles que consumiam diariamente o suplemento vitamínico .

No entanto, por ser uma substância importante para a saúde, a vitamina E também não deve ser banida do dieta.

Ela age na redução dos radicais livres, os quais estão associados a doenças cardiovasculares, processos de cicatrização e mecanismos associados a produção hormonal. O ideal é consumi-la com moderação e através dos alimentos como nozes, amendoim e germe de trigo, e não através dos suplementos e formulações
medicamentosas — explica o especialista.

Nenhum comentário: