SINDROME DE BURNOUT,VEJA DICAS PARA AMENIZAR O ESTRESSE RELACIONADO AO TRABALHO

20/10/2011



Sensação de exaustão e problemas gastrointestinais estão entre os sintomas da Síndrome de Burnout.

Psicóloga afirma que algumas medidas auxiliam na manutenção da saúde.

 

Dor de cabeça, distúrbios do sono, sensação de exaustão, problemas gastrointestinais, tensão muscular, hipertensão, dor lombar, ansiedade e depressão podem ser sintomas de um mal relacionado ao trabalho. De acordo com a psicóloga Meiry Kamia, a Síndrome de Burnout é um estresse que tem relação com a vida profissional da pessoa e está sendo cada vez mais estudada.

A síndrome resulta da luta prolongada do paciente contra agentes estressores no trabalho — explica.

Pesquisas mostram que algumas profissões — como policiais, professores, enfermeiros e operadores de Call Centes — são mais vulneráveis ao estresse pelo fato de que estes profissionais devem manter a calma, serem cordiais e demonstrarem autocontrole. Em contrapartida, a propensão ao estresse não é igual para todas as pessoas, pois é influenciada por traços da personalidade e recursos internos para lidar com as adversidades do trabalho.

Segundo a psicóloga, no entanto, boa parte da solução para o problema pode estar ao alcance do paciente, que pode amenizar o impacto negativo do estresse sobre sua qualidade de vida física e psíquica.

Veja algumas dicas da profissional e adote medidas que auxiliam na manutenção da saúde contra o estresse:


:: Pratique exercícios
O estresse atinge menos as pessoas ativas. O ideal é que se procure fazer algo que dê prazer, como caminhadas leves, natação ou yoga, por exemplo.

:: Tenha um hobby
Se o trabalho não proporciona prazer, a melhor saída é desenvolver um hobby. Ele pode ser uma espécie de segundo trabalho, no qual você pode focar sua atenção. Além disso, muitos hobbys acabam se tornando profissão.

:: Pense positivo
É preciso ter consciência de que preocupação demais não soluciona o problema. A criatividade costuma surgir quando se está em estado de tranquilidade.

:: Conheça a si mesmo
Esta é a melhor forma de lidar com as adversidades e superar os desafios. Tenha em mente que todos têm problemas, a diferença está na forma de lidar com eles.

Nenhum comentário: