TRABALHAR À NOITE ANTES DOS 20 ANOS AUMENTA CHANCES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA

19/10/2011


Pesquisadores da Suécia descobriram uma associação entre o trabalho por turnos e o aumento do risco de Esclerose Múltipla. Os que se envolveram em funções desse tipo antes dos 20 anos, correm mais risco de desenvolver a doença devido a uma interrupção no ritmo circadiano e no sono. 

Estudos anteriores já mostraram que turnos de trabalho a noite ou com horários rotativos, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, distúrbios da tireoide e câncer.

A interrupção do ritmo circadiano e as mudanças no sono estão associadas aos que trabalham no turno noturno. A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória no sistema nervoso, que pode surgir de fatores externos, como estilo de vida e perdas de sono relacionadas à jornada de trabalho.

Resultados mostraram que os pacientes com a doença que haviam trabalhado em turnos, por três anos ou mais, antes do 20 anos tinham duas vezes mais risco de desenvolver a doença em comparação com os que nunca trabalharam em turno.

Os pesquisadores analisaram dados de dois estudos para comparar a ocorrência da esclerose nas pessoas que tinham trabalhado em turnos e os que nunca tinham sido expostos a funções desse tipo. Todos os participantes residiam na Suécia e tinham entre 16 e 70 anos.

A análise revelou uma associação entre o turno de trabalho e a ocorrência da doença. Dr. Anna Karin Hedström, líder do estudo realizado no Instituto Karolinska, em Estocolmo, acredita que a associação pode ser considerada verdadeira, pois teve como base duas pesquisas já realizadas.

Os autores do estudo, publicado na revista Annals of Neurology, sugerem que a ruptura do ritmo circadiano e perda de sono pode ter um papel no desenvolvimento da esclerose múltipla, porém os mecanismos exatos por trás deste aumento do risco ainda não estão claros e é preciso novos estudos.


2 comentários:

Drika Sanz disse...

Que coisa mais maluca...
Não acredito que seja verdade....
Abraços,

André Ponce da Silva disse...

Pois é Drika,eu comecei a trabalhar aos 13 anos de idade,no regime de rodizio,e tinha plantões noturnos de fim de semana,dia de semana 24x24,findi cheio de plantão,outro de folga,ai fiquei com a pulga atras da orelha,mas por outro lado,tbm achei meio maluco isso.....

Abraço.