A BRIGA CONTRA A HERPES LABIAL

22 de outubro de 2011



Saiba como evitar crises, que tendem a aumentar com o sol, no verão.

 

Quem convive com crises de herpes nos lábios deve redobrar os cuidados no verão. Isso se deve ao fato de o sol ser um imunodepressor. De acordo com o médico Omar Lupi, a exposição solar diminui a quantidade de linfócitos, e baixa a imunidade.

Mesmo se a dose de sol não deixar a pessoa “vermelha”, já é o suficiente para baixar a imunidade e ativar o vírus do herpes. A reação da crise normalmente começa com uma leve irritação na pele. Depois surgem no local pequenas vesículas cheias de líquido, que se rompem e formam feridas doloridas. É nesse período que o vírus é transmitido de uma pessoa para outra.

A proteção solar adequada é fundamental. No caso do herpes labial recorrente, o paciente deve usar um stick labial, cujo fator de proteção não deve ser inferior a 30, podendo ser usado várias vezes por dia – indica o especialista.

Além do sol, os mecanismos que detonam as crises – estima-se que de cada cem pessoas, 25 enfrentaram ou estão enfrentando uma manifestação de herpes – costumam ser o estresse, alterações hormonais e alguns tipos de alimentos.

Segundo o médico, o chocolate é ruim para quem tem herpes, pois o vírus tem uma cápsula proteica que projete o material genético e, em grande parte, é composta por um aminoácido chamado arginina. Frutas ricas em arginina dariam um “alimento” extra para o vírus, como abacaxi e kiwi , bem como sementes como amendoim, castanha e nozes.

Embora não exista uma cura definitiva para o herpes simplex – os tratamentos até hoje não são eficazes porque o vírus habita estruturas do sistema nervoso chamadas de gânglios paravertebrais, onde a medicação não chega bem – é possível amenizar os sintomas com pomadas que auxiliam na cicatrização das feridas. Há também remédios com base em antivirais – como o aciclovir –, que podem promover a regressão da doença, desde que aplicados no início das crises.

Esclareça suas dúvidas

> Hábitos saudáveis, tanto físicos quanto emocionais, reduzem comprovadamente a incidência da doença.

>Quando o assunto é o herpes, não há dúvida: o melhor conselho é aprender a gerenciar o estresse

> Evite a exposição excessiva ao sol (a radiação ultravioleta diminui a ação das células de defesa do organismo) e use filtro solar com FPS 15, ou mais, principalmente na região labial.

O QUE É?

O herpes labial é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex. Ele começa como uma irritação na pele, que evolui para pequenas bolhas cheias de líquido. É nessa fase que ocorre o contágio. Uma vez rompidas, essas bolhas se transformam em feridas que podem levar até 14 dias para cicatrizar.

COMO É TRANSMITIDO?

A transmissão do vírus normalmente ocorre na infância, quando há contato direto com uma pessoa cuja doença está na fase de contágio (bolhas). Uma vez exposta a ele, a criança pode desenvolver ou não a infecção.


2 comentários:

Drika Sanz disse...

Olá André,
Gostei da reportagem, mas ficar sem comer chocolate não dá mesmo, porque aí então o stress ia aparecer com força. Rsrsrs
E eu falei com meu médico um dia desses que se o interferon é para regular o sistema imunológico, ele deveria regular tudo , digo, nos ajudar a ficar mais saudáveis sem viroses etc.
Bjs

André Ponce da Silva disse...

Oi Drika!!

Eu também não dispeso um chocolate,rs,mas pego leve sem abusar né?

Bjs