SAIBA MAIS SOBRE A DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR

Dor crônica   03/10/2013

Geralmente, os distúrbios acometem adultos de 20 a 50 anos, principalmente mulheres. 
Problema pode causar dor de cabeça, cansaço dos músculos da mastigação e dificuldade para abrir a boca.


Os movimentos de abrir e fechar a boca são praticados, inevitavelmente, o dia todo. Eles podem acontecer durante a fala, mastigação ou um simples bocejar.

Entretanto, se não forem feitos corretamente, podem ocasionar um problema que afeta várias pessoas, mas ainda pouco conhecido: a Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular, mais conhecida como ATM.
Quando existe a disfunção, o paciente apresenta sintomas como dor de cabeça, perda auditiva por tempo determinado, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.

Alfredo Lara, otorrinolaringologista do Hospital Cema, explica que apesar de ser um distúrbio comum, pode desencadear dores crônicas na face e na cabeça.

5% a 10% dos que apresentam os sintomas precisam de tratamento específico. Nos demais casos, a regressão é espontânea — destaca o especialista.

Geralmente, os distúrbios acometem adultos de 20 a 50 anos, principalmente mulheres. As causas são variadas, mas podem estar diretamente relacionadas com estresse, pancadas, mordida errada, bruxismo (hábito noturno de ranger os dentes), próteses mal ajustadas e até mesmo espasmos dos músculos da mandíbula.

Segundo Lara, o tratamento depende do grau da lesão na região da mandíbula.

Cerca de 98% dos casos são tratados clinicamente. Às vezes, o repouso com compressa de água quente é o suficiente para resolver um distúrbio leve. Porém, os 2% restantes são situações mais complicadas em que indicamos a cirurgia — ressalta o especialista.

Seja qual for o diagnóstico, o resultado depende da eficácia do tratamento. Por isso, é importante procurar um profissional especializado para a melhor avaliação do problema.  

 

Nenhum comentário: