MEU TREINADOR, MEU TIMONEIRO

05 de outubro de 2013

A VELHA E EMPOEIRADA MÁQUINA DE REMAR RESSURGE EM ACADEMIAS DOS ESTADOS UNIDOS.


Para muitos praticantes de atividade física, essa ideia soaria ridícula a primeira vista: escolha justamente a máquina de exercícios cardiovasculares menos popular de toda a academia – uma que envolva sentar-se e escorregar interminavelmente para frente e para trás – e faça uma aula só disso. Sim, a velha e empoeirada máquina de remar acaba de ser tirada do canto da sala, ressurgindo em exercícios de grupo e academias especializadas em todo os Estados Unidos, atraindo multidões e defensores leais, muitos dos quais nunca pegaram em um remo.

Em Nova Jersey, Ericka Sullivan resistiu por um ano aos chamados do marido, um executivo de marketing, para que fizessem uma aula.

– Não há absolutamente nada de animador em ficar entediado, e remar parecia ser uma atividade bastante entediante – afirmou Ericka, 35 anos, que acabou por aceitar o desafio. – Mas os intervalos passam bastante rápido.

Seus medos de ficar com ombros gigantes de remador nunca se materializaram:

– Estou mais comprida e mais magra.

Em uma academia em Greenville, Carolina do Sul, operada por Lowell Caylor, 72 anos, um grupo composto especialmente de mulheres com mais de 45 anos se juntou às sessões de remo. Já foram registrados 137 milhões de metros remados (isso equivale a três voltas e meia ao redor da Terra), superando todos os rankings registrados pela fabricante de máquinas de remo Concept 2, pelo quarto ano seguido, afirmou Caylor.

– Todas essas pessoas que vêm para cá achando que não levam jeito para atividades físicas e competição descobrem justamente o contrário – afirmou Caylor.

u Mais calorias queimadas do que no spinning

Sua “equipe”, como chama os clientes, inclui ex-corredores que tiveram tornozelos e joelhos lesionados e que gostam do fato de que o remo seja puxado, mas não coloque peso sobre as pernas. Uma vez que ele usa praticamente todos os grupos musculares, remar a 8 km/h queima a mesma quantidade de calorias que correr a 10,7 km/h, afirmou Michele Olson, 52 anos, professora de ciências dos exercícios físicos na Universidade Auburn. Sim, afirmou, a atividade queima mais calorias do que o spinning.

Ainda assim, remar na máquina nem sempre é uma ideia fácil de vender. A música não ajuda a distrair e é impossível remar conforme o ritmo. Além disso, diferentemente de outras máquinas cardiovasculares, o remo não é intuitivo. A técnica apropriada precisa ser ensinada, mas muitos treinadores não a conhecem.

Charles Anderson, 30 anos, toca a música Push It, de Salt-N-Pepa, como uma brincadeira para ajudar os clientes a se lembrarem da técnica.

– A maior parte das pessoas acredita que o remo é um exercício para os braços e crê que seja um movimento de puxar. Na verdade, o principal movimento é o de empurrar. Você empurra com as pernas.

COURTNEY RUBIN | The New York Times



UMA ONDA DE EXERCÍCIOS EM NOVA YORK


Terry Smythe, remadora experiente de 56 anos, viaja pelos Estados Unidos para dar certificados de remo indoor a instrutores. Ela afirmou que os negócios mais que duplicaram nos últimos três anos. Também existe uma nova onda de novos exercícios de remo chegando a Nova York. A Brooklyn Crew, primeira academia da cidade dedicada exclusivamente ao remo indoor, começou a funcionar em abril com aulas de 45 minutos dadas por ex-treinadores de remo. Outras estão a caminho da inauguração.

Juliana Garofalo, professora de inglês de 28 anos, não quer largar a prática depois de perder 4,5 quilos em um mês com aulas quatro vezes por semana.

– Durante anos eu não achava a coisa certa para fazer e que me desse os resultados que esperava – afirmou Juliana, que tentou spinning, ioga e os DVDs da Jillian Michaels (uma personal trainer americana que tem um reality show).

Seu histórico recente de (falta de) exercício incluiu entrar para uma academia a duas quadras de casa, aonde foi uma única vez em oito meses, de forma que ela temia que as seis quadras até a Brooklyn Crew “fossem demais”.

Em um domingo de julho, ela saiu de um casamento na Carolina do Norte às 6h e dirigiu para chegar a tempo da aula de remo às 17h30min em Nova York.

Nenhum comentário: