ALÍVIO PELAS MÃOS

05 de outubro de 2013    PODER DA MASSAGEM 
 
COM A CAPACIDADE DE ACALMAR TRANSTORNOS DA MENTE E DO CORPO, MASSAGEM PODE SER UM DIFERENCIAL EM TRATAMENTOS DE SAÚDE

 

Alguns minutos na maca são suficientes para a paciente desacelerar a velocidade com que veio da rua. Após recostar-se sobre o lençol térmico que ajuda a garantir o conforto, a psicóloga Fernanda Ludke Nardi começa a repousar no ambiente preparado para sua sessão semanal de massagem. A sala está climatizada, há uma luz azul discreta e música instrumental no fundo para estabelecer a tranquilidade. O massoterapeuta Sander Roberto Santos da Silva será o responsável pela sensação de relaxamento que a jovem de 27 anos terá pelos próximos 45 minutos – ritual que repete há pelo menos dois anos.

Com mãos besuntadas de creme, o massoterapeuta realiza movimentos contínuos e leves que percorrem as principais regiões tensionadas de Fernanda – dorsal e membros.

Nascidas em sua maioria da medicina chinesa, em meados de 1800 a.C, as técnicas de massagem hoje têm influência ocidental. Enquanto as de tipo oriental focam a fisiologia do sistema circulatório, as ocidentais miram na fisiologia energética. Na teoria, consistem de um conjunto de toques exercidos no corpo, além de movimentos nas articulações e nos alongamentos e aplicações de calor e frio.

O fisioterapeuta Plínio de Assis Brasil Neto defende a ideia de que uma cura passa pela intenção do curador:

Os músculos guardam os sentimentos. Em uma massagem, recuperam-se as sensações das pessoas. O músculo tem uma capa, que guarda as memórias emocionais e de lesões. Tu mexes ali, e o corpo se autorregula, como um “biofeedback”.

Apesar de ser psicóloga e trabalhar internamente suas emoções, Fernanda acumula nos músculos os estímulos ambientais causados por movimentos bruscos, trocas de temperatura, tempo no computador, má postura, bruxismo, sem falar nas preocupações do dia a dia. Para Fernanda, a massagem surgiu como uma necessidade, para ajudar a diluir dores fortes nas costas, e acabou se consolidando como um ritual do qual não abre mão:

Quando o Sander entrou de férias, fiquei quase louca, pensando que ia morrer de dor novamente. Mas meu corpo ficou mais condicionado com a sensação de bem-estar. Passou rápido, quase nem percebi.

 
 

CALOR, ENERGIA, SEXUALIDADE EM SEIS TIPOS DE TOQUE

 

Tradicional chinesa

Uma acupuntura com os dedos. Assim pode-se definir a massagem baseada na medicina tradicional chinesa. O terapeuta identifica pelo pulso como está a circulação e, por uma conversa com o paciente, constata que os pontos do corpo cuja energia está bloqueada podem ser ativados com estímulo manual e de calor. Deslizando com os dedos pela região dorsal, braços, pernas, ele atua em pontos críticos de tensão, e a dor vai aos poucos se dissolvendo. Nas regiões mais críticas, em órgãos que apresentam disfunções, é realizada a aplicação de calor a partir da “mocha”, carvão vegetal aquecido feito com artemísia, erva medicinal chinesa. A proposta é promover o aumento da circulação do sangue e da energia na região.

O calor promove relaxamento e ajuda a tonificar alguns órgãos tensionados pelo estresse do cotidiano – diz Luciane Trucolo, que fez vários cursos para se tornar especialista.

Os principais benefícios de uma boa massagem, diz ela, são diluição de toxinas e do estresse, melhoria do sono e diminuição da ansiedade.

Shiatsu
Assim como a tradicional chinesa, a shiatsuterapia trabalha nos bloqueios energéticos. Associada a outras terapias, ajuda no equilíbrio corporal e atua mais no sentido preventivo. O educador físico e especialista em shiatsuterapia Marcio Abreu explica que esse tipo de massagem é responsável por fazer integração do bem-estar físico e emocional.

– O nosso corpo cria proteções aos estímulos externos e vamos criando as tensões musculares.

No shiatsu, o terapeuta faz uma espécie de raio-X com o toque das mãos, identificando pontos críticos da saúde. Baseado na medicina chinesa, inclui a pressão dos dedos, principalmente do polegar, e do cotovelo nos pontos tensionados. Os mais comumente atingidos são as regiões superiores, como cervical, trapézio, lombar e em torno da escápula.

Além de equilibrar os pontos dos meridianos (canais de energia) do corpo, ela também ajuda no combate à insônia e à ansiedade, melhora a circulação sanguínea e alivia a dor causada por contratura e má postura (dores nas costas e articulações).


Estética
A pessoa malha, e a celulite não vai embora. Alternativa, então, é recorrer à massagem estética, que pode ajudar na oxigenação das células, para eliminar celulite localizada. Mas para o resultado aparecer, é importante que não seja ação isolada. A fisioterapeuta Roberta Kaster Titton faz uma pré-avaliação indicando os tratamentos apropriados para potencializar o emagrecimento:

– Recomendamos que as clientes busquem tratamentos associados, como atividade física e alimentação balanceada.
Ela explica ainda que, entre as opções oferecidas na clínica onde trabalha, as mais procuradas são a drenagem linfática e a modeladora. Enquanto a primeira tem ação sobre o sistema linfático e drenagem de líquidos, a segunda objetiva modelar as camadas adiposas. A modeladora tem finalidade estética, a drenagem pode ser também terapêutica. É recomendada no período pós-operatório de uma cirurgia plástica:

Serve para evitar a formação de fibrose, espécie de cicatrização irregular.
Para obter benefícios, o recomendado é que sejam feitas pelo menos 10 sessões.


Desportiva
As massagens que os atletas recebem após uma corrida, ou no intervalo de uma partida de futebol, são exemplos típicos da desportiva, que tem a intenção de evitar dores musculares antes ou depois do exercício. Essa técnica é indicada tanto para amadores quanto para profissionais e pode ser feita em pré e pós-competição. Age nas dores do atleta, mas é indicada não só quando há lesão, mas para prevenir lesões. Antes de uma partida de futebol, por exemplo, é comum ver alguns atletas receberem massagem para ativar a circulação nos músculos. Ao final do jogo, a utilidade é acelerar o relaxamento e evitar lesão muscular. De acordo com o fisioterapeuta Plínio de Assis Brasil Neto, no pós-jogo, ajuda na recuperação e a diminuir o tempo de recuperação. Segundo ele, antes, todo jogador fazia massagem para entrar em campo – servia como aquecimento. Hoje, é mais usada em caso de lesão e dor. Também ajuda a prevenir que se tenha câimbra, com a retirada dos metabólitos (sujeiras que ficam no organismo após grande esforço).


Tântrica
Com o objetivo de colocar a pessoa em contato consigo mesma, a massagem tântrica beneficia em muitos aspectos, principalmente relacionados à energia vital e à sexual. Ela é capaz de liberar os hormônios do prazer no corpo e aumenta a possibilidade de conexão com as outras pessoas, além da criação de vínculos emocionais.

A terapeuta tântrica Paula Fernanda explica que esse tipo de massagem é voltada a públicos de idades variadas e pessoas que, em geral, não conseguem se liberar apenas por meio de conversa e da terapia clínica:

Muita gente vem indicada por psicólogos e psiquiatras, para ter um suporte prático sobre autoconhecimento.

Paula Fernanda também trabalha uma técnica de massagem chamada Sexological Body Work, trazida da Europa e aprimorada na Índia e na Tailândia, e que manuseia as zonas erógenas do corpo – inclusive os genitais – para que a pessoa aprenda a conhecer melhor o que lhe dá prazer e faz relaxar.

Para gestantes
Os nove meses de preparação e expectativas em relação ao filho que está a caminho fazem com que a gestação seja um período marcado por dores nas costas. Carregar um bebê na barriga representa ganhar, em média, pelo menos 10 quilos extras e, com isso, ver as extremidades incharem, o corpo reter líquidos e a coluna ser comprimida. Para tornar esse período menos dolorido, a massagem pode ser uma forte aliada. A fisioterapeuta Ana Carolina Müler, que trabalha há 10 anos com gestantes, explica que a massagem durante a gravidez ajuda a evitar dores e deve começar a ser feita, preferencialmente, no início da gravidez. De acordo com ela, quando a dor aparece, é mais recorrente nas costas, por conta do contrapeso feito pela coluna para compensar o crescimento do ventre. As opções mais trabalhadas com as futuras mamães são drenagem linfática – que, além de relaxante, ajuda na circulação – e manipulações na região lombar, glúteos e coxas. No trabalho de orientação, Ana ensina técnicas de massagem para acompanhantes de parto.

EGO MASSAGEADO

Para a aposentada Aglae Castro da Silva Schlorke, os resultados da massagem estética vão muito além da redução de medidas e da melhoria da circulação sanguínea: tem o papel de levar sua autoestima para o alto. Desde que começou a frequentar uma clínica no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, passou a ter cuidados que fizeram toda a diferença no seu dia a dia.

Desde sua aposentadoria como professora universitária, Aglae estava desestimulada com a própria aparência. Fazendo uma avaliação interna, Aglae concluiu que sua vida profissional foi muito mais voltada a aspectos intelectuais, fato que a fez descuidar da parte física.

Incentivada por uma sobrinha, decidiu começar a frequentar a clínica estética, onde encontrou motivação para dar um novo rumo na autoimagem.

Estava me sentindo sedentária. Tenho artrose no quadril esquerdo, que me proíbe de fazer exercício de impacto. Então, recorri à massagem. Gostei muito do incentivo que as meninas me deram. Decidi fazer pilates também, meu astral mudou por completo – conta.

Essa busca de Aglae começou por volta dos 50 anos. Hoje com 66, ela sente que as sessões de drenagem e massagem modeladora ajudaram a esculpir seu amor próprio.

Além de estar se sentindo melhor com a imagem, notou mudanças no funcionamento do intestino e do rim, além de se sentir mais leve.

– Não quero virar Miss Brasil, quero apenas continuar me se sentindo bem, bonita e saudável – revela.
 

Nenhum comentário: