MULHERES COM SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS PODEM TER MAIS CHANCES DE DESENVOLVER HIPOTIREODISMO

Hormônios   04/10/2013

Na pesquisa, o hipotireodismo foi encontrado em 27% das 113 mulheres que tinham ovários policísticos. 
De 6 a 10% das mulheres em idade reprodutiva têm síndrome do Ovário Policístico enquanto 4 a 20% das mulheres tem hipotireodismo.



Um estudo, publicado recentemente, no European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology, investigou se a presença associada da Síndrome do Ovário Polícistico e hipotireoidismo na mesma mulher aumentavam os riscos para a saúde. A SOP caracteriza-se por aumento das taxas de hormônios masculinos, pouca menstruação e até ausência de menstruação e múltiplos cistos ovarianos. Também está associada a alterações endócrinas e metabólicas que aumentam o risco de eventos cardiovasculares

Na pesquisa, o hipotireodismo foi encontrado em 27% das 113 mulheres que tinham ovários policísticos, ou seja, em 30 das 113.

No grupo controle do estudo, que era de mulheres que não tinham ovários policísticos, não se obteve essa presença significativa da doença. Portanto, o estudo comprovou essa relação entre as duas doenças. 

Entre os sintomas mais comuns do hipotireoidismo, cansaço, fraqueza, dores musculares e dificuldade de perder peso. 

É importante prestar atenção nos sintomas e tomar nota para relatar ao ginecologista para que possam pedir os exames certos e investigar se as duas doenças estão associadas — afirma a ginecologista Bárbara Murayama.

Nenhum comentário: