VISÃO ARTIFICIAL É TEMA DE CONGRESSO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA

29 de agosto de 2011

Visão artificial é tema de congresso em Porto Alegre (RS). Mais de 8 mil médicos estarão reunidos no 36º Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

Entre os dias 5 e 8 de setembro, Porto Alegre será palco da 36ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia, segundo maior evento nacional do mundo no segmento, atrás apenas do encontro organizado pela Academia Americana de Oftalmologia (AAO). Na oportunidade, serão discutidos os principais avanços da especialidade como visão artificial, células-tronco e nanotecnologia, que podem beneficiar a saúde ocular de mais de 200 milhões de brasileiros.
O Congresso vai reunir 8 mil médicos e 654 palestrantes, sendo 22 internacionais – representantes dos Estados Unidos, Chile, Israel, Uruguai. Argentina e Canadá. Em pauta também estão as atualizações sobre temas de interesse do público em geral como: glaucoma, descolamento de retina (prevalente em adultos jovens), retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata, estrabismo entre outros mais importantes relacionados à saúde ocular.
O oftalmologista e um dos presidentes do XXXVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia, Jacó Lavinsky, destaca a contribuição do evento para a sociedade: “o encontro é o segundo maior do mundo exatamente por possuir um programa científico de excelência e reunir profissionais do mais alto gabarito da oftalmologia brasileira e internacional. O conteúdo discutido e a geração de conhecimentos refletirão na prática diária de trabalho dos oftalmologistas brasileiros.”, ressalta Lavinsky.
Para o oftalmologista e também presidente do Congresso, Italo Marcon, a localização do evento favorece a participação dos profissionais de fora do Brasil: “além do rico conteúdo da programação, a proximidade do Rio Grande do Sul com países sul-americanos é um atrativo a mais para os palestrantes comparecerem. A união dos especialistas proporcionará um intercâmbio valioso de experiências entre os profissionais do Brasil e do exterior”, finaliza.

Desde a infância

O 36º Congresso Brasileiro de Oftalmologia debaterá também questões como saúde ocular na infância, prevenção da cegueira, uso de lentes de contato, novas técnicas cirúrgicas até prescrição para presbiopia, miopia, astigmatismo e hipermetropia. “A oftalmologia abrange toda a população e devemos cuidar da nossa visão desde o nascimento até o final da vida. Hoje, temos que estar atentos aos diferentes problemas de saúde pública. As novas tecnologias, como a nanotecnologia, medicamentos de última geração e uma maior assistência colocam a especialidade ainda mais em evidência, o que sintetiza a importância do evento”, diz Paulo Augusto de Arruda Melo, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Cenário da visão do brasileiro em números*

  • 1,5 milhões de cegos
  • Diabético tem 29 vezes mais chance de desenvolver cegueira
  • 5,4 milhões de brasileiros com perda visual severa (cegueira ou visão subnormal)
  • 90% dos casos de cegueira ocorrem em áreas pobres do mundo
  • Principais causas de cegueira no Brasil: Catarata, Glaucoma e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
  • 60% das cegueiras são evitáveis
  • 8 milhões de crianças entre 7 e 14 anos têm problemas de visão que atrapalham o desempenho
  • 25% das cegueiras têm causa infecciosa
  • 17 mil oftalmologistas e 40 milhões de usuários de óculos
  • 20% das cegueiras instaladas são recuperáveis
  • Há mais de 1 milhão de portadores de glaucoma, principal causa de cegueira irreversível.
  Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia


Nenhum comentário: