CIENTISTAS PREPARAM TESTE CLINICO PARA CURA DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

02 de Agosto 2011


O projecto é desenvolvido em Londres.

Um grande teste clínico vai analisar o possível tratamento da Esclerose Múltipla com células estaminais, para estabelecer se elas podem conter e inverter o dano cerebral causado pela doença.

A pesquisa, na qual vão participar 200 pacientes de todo o mundo, vai ser liderada por cientistas do Imperial College de Londres.
Os especialistas receberam fundos da Sociedade de Esclerose Múltipla e da Fundação de Células Estaminais do Reino Unido para começarem a pesquisa no final do ano. Os especialistas vão retirar células estaminais da medula óssea dos pacientes e, depois de serem tratadas em laboratório, voltam a ser injectadas na corrente sanguínea, segundo os pormenores sobre o estudo divulgados na sexta-feira, no Reino Unido.
Os pesquisadores esperam que as células estaminais encontrem um caminho até ao cérebro, para que possam reparar o dano causado pela doença, que provoca lesões crónicas no sistema nervoso central e cujas causas são desconhecidas.
O pesquisador chefe do estudo, Paolo Muraro, disse, na sexta-feira, que esta é a primeira vez que os especialistas se unem para experimentar os efeitos das células estaminais na Esclerose Múltipla num teste de grande escala.
Os cientistas vão trabalhar em laboratórios em Londres e Edimburgo, onde esperam cultivar as células estaminais.
“O projecto de pesquisa de Muraro representa o primeiro deste tipo feito pelo Reino Unido, sobre o uso de células estaminais para o tratamento da doença”, afirmou o presidente da Fundação de Células Estaminais do Reino Unido. 


Nenhum comentário: