ESCLEROSE PODE SER TRATADA COM CÉLULAS-TRONCO

09/08/2011 - 09:43 

Nova terapia celular que poderá propiciar melhor qualidade de vida aos pacientes com doença será debatida em encontro. 

Estudos com células-tronco realizados com pacientes portadores de Esclerose Múltipla e Sistêmica resultaram em melhoras significativas para os pacientes, reduzindo em alguns casos a necessidade do uso de medicamentos e estabilizando a doença. A Esclerose, principal enfermidade que afeta o sistema nervoso central de adultos jovens, ocorre quando o organismo começa a produzir anticorpos desnecessários e provoca uma degeneração nervosa, que prejudica a transmissão dos impulsos nervosos. No Brasil, as pesquisas foram desenvolvidas pelo Dr. Júlio Voltareli e pelo médico norte-americano, Dr. Richard Burt. 

Feito com as células-tronco do próprio paciente, elas são coletadas na medula óssea e congeladas. Depois, o paciente recebe uma alta dose de quimioterapia para zerar a produção de anticorpos, em seguida, as células-tronco são injetadas novamente normalizando a produção do sistema imunológico do corpo. 

O procedimento, que até agora é feito em caráter experimental, tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões científicas no mundo inteiro e será debatido no XV Congresso da SBTMO, que será nos dias 11 a 14 de agosto, no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro (RJ). 

.[XV Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea – SBTMO, de 11 a 14 de agosto de 2011(quinta e sexta-feira), no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra, Avenida Lucia Costa, 2630 - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ].

Nenhum comentário: