PROTEINA IMPEDE CALVICÍE E CABELOS BRANCOS.

17 DE JUNHO DE 2011

 

São Paulo – Um estudo inédito sobre células-tronco capilares descobre proteína responsável pelo crescimento e coloração dos cabelos.

Há décadas cientistas sabem que as células-tronco dos folículos capilares e dos melanócitos (células produtoras de pimento) interagem de alguma forma para produzir cabelo colorido. Até agora, no entanto, ninguém sabia exatamente como.

Em um trabalho publicado na Cell, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, a Dra. Mayumi Ito, da Universidade de Nova York, descobriu que uma proteína chamada Wnt é essencial nesse processo.

O estudo feito em ratos mostrou exatamente como os caminhos sinalizadores da proteína Wnt permitem  que as células-tronco dos folículos e dos melanócitos trabalhem juntas para gerar o crescimento capilar e produzir pigmentos.

A pesquisa mostrou que a anormalidade ou a ausência de Wnt inibe o surgimento de novos fios e impede a formação de cor. Além de indicar uma possível forma de tratamento para calvície e fios grisalhos, o estudo também pode ajudar a combater doenças realmente graves, como o câncer.

O corpo humano tem vários tipos de células-tronco com potencial de regenaração. Os métodos por trás da comunicação das presentes nos fios de cabelo podem dar pistas importantes para regenerar outros órgãos mais complexos.  Além disso, ajudam a compreender doenças nas quais os melanócitos estão envolvidos- entre elas, os melanomas.



 

Nenhum comentário: