LARANJA VERMELHA AGE CONTRA O COLESTEROL E PROTEGE O CORAÇÃO.

25/06/2011 07h11min


  Com plantio ainda escasso no Brasil, a laranja vermelha — falsa sanguínea — é uma quase desconhecida na mesa e nos supermercados brasileiros.
Morguefile / Divulgação

A laranja vermelha é originária da Índia e de países do Mediterrâneo.

A polpa dela é vermelha da cor do sangue e o seu poder de varrer para longe as impurezas do organismo humano tem sido tema de pesquisas e teses no mundo inteiro. Com plantio ainda escasso no Brasil, a laranja vermelha — falsa sanguínea ou sanguínea de mombuca — é uma quase desconhecida na mesa e nos supermercados da maioria das cidades brasileiras. Originária da Índia e de países do Mediterrâneo, a laranja vermelha é uma rica fonte de substâncias que combatem a ação dos radicais livres e evita riscos de doenças cardiovasculares (DCV).

Uma pesquisa recém divulgada pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) eleva essa variedade da laranja ao posto de faxineira-mor das impurezas que circulam na corrente sanguínea do corpo humano. Ela teria maior poder de limpeza do que outras espécies, como a pera, a baía ou a valência. Numa análise bioquímica que durou oito semanas, com 35 voluntários, a professora de nutrição da Unesp Cláudia Lima, sob a orientação da bióloga Thaís Borges César, concluiu que o suco dessa linhagem de laranja reduziu em 9% a taxa de colesterol total e em 11% a taxa de colesterol ruim.

Os voluntários passaram dois meses com a missão de beber 750ml de suco da fruta — três copos de 250ml — por dia.

— Observamos que houve a diminuição de 5% no índice de proteínas relacionadas a riscos cardíacos, enquanto a proteína C reativa, um indicador de existência de inflamação aguda no organismo, baixou 49% — explica a nutricionista.
Para Thaís Borges, as outras laranjas também baixam o colesterol e são ricas em carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, mas a laranja de polpa vermelha do tipo falsa sanguínea tem algo mais. O grande diferencial dessa para outras variedades da fruta é que ela possui maior quantidade de licopeno e de outros flavonoides, além de atuar diretamente nos marcadores que alertam para a presença de radicais livres no corpo, como a proteína C reativa. Quando o nível dessa substância está alto, significa risco de estresse oxidativo (desequilíbrio entre a formação e remoção de agentes oxidantes no organismo) e de doenças cardiovasculares.

De acordo com o engenheiro-agrônomo Rodrigo Latado, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) — que estuda espécies de laranja de polpa vermelha há mais de 20 anos e é pioneiro em plantios experimentais da falsa sanguínea no Brasil —, o licopeno e os carotenos que a laranja contém apresentam de fato funções nutricionais e medicinais.

— Os principais carotenoides presentes na laranja, o licopeno e os carotenos, apresentam funções nutricionais e medicinais, com ação preventiva contra câncer e doenças cardiovasculares — explica o agrônomo, que participou da pesquisa de Cláudia Lima.

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3364934,Laranja-vermelha-age-contra-o-colesterol-e-protege-o-coracao.html






2 comentários:

rosi_vasconcellos disse...

Nossa q coisa boa.
Todo alimento que ajude a eliminar toxinas serão muito bem vindos.
Afinal nosso organismo precisa d+ de limpeza pois acabamos sobrecarregando-o de tal forma que muitas vezes sozinho não conseguiria uma faxina ideal...
Esperamos a laranja logo por aqui !!!

André Ponce da Silva disse...

Verdade Rosi,nosso organismo é bombardeado com essas medicações fortes que fazemos uso,fora a alimentação que muitas vezes vem com conservantes,agrotóxicos etc,e ai a necessidade de algo que ajude a faxinar nosso organismo,e que venha logo essa laranja!!!!