CUBA: REFERÊNCIA EM SAÚDE NO MÉXICO

México, 11 jun

México, 11 jun (Prensa Latina) O México ocupa hoje o terceiro lugar no envio de pacientes a Cuba, nação que presta seus serviços médicos de reconhecido prestígio internacional em cerca de 80 países, segundo assegurou o médico Obel García Santana.

  Em declarações dadas a um grupo de jornalistas, o gerente geral, no México, dos Serviços Médicos de Turismo e Saúde de Cuba (Servimed) afirmou que a entidade promove, há pouco mais de 15 anos, alternativas inovadoras e distintas oferecidas pela ilha para o tratamento de diferentes doenças.

Dentre as opções, sobressaem aquelas relacionadas à restauração neurológica, à retinose pigmentar, ao vitiligo, à psoríase e à reabilitação de dependentes químicos, tratamento este que conta com um programa personalizado, capaz de modificar estilos de vida.

Para isso, o assessor médico cubano agregou que a ilha conta com três centros e que as estatísticas refletem um alto nível de eficácia no tratamento, uma vez que 50% dos pacientes conseguem se reabilitar, quando a média das clínicas mais reconhecidas do mundo é de 12%.

García Santana afirmou que, no campo da dependência química, o México ocupa o primeiro lugar no envio de pacientes a Cuba, bem como ocorre com pessoas que padecem de retinose pigmentar, uma doença oftalmológica que pode provocar a cegueira total caso não seja tratada a tempo.

Sobre este tema em particular, atestou que a nação caribenha é a única no mundo a contar com uma técnica cirúrgica capaz de restaurar elementos relacionados com a acuidade visual, em especial a visão noturna e periférica, as mais afetadas nas primeiras etapas de dita enfermidade.

Ao referir-se ao vitiligo, doença de que padecem 2% da população do planeta, o gerente geral da Servimed apontou que Cuba conta com a Melagenina, um medicamento elaborado com a placenta humana que tem demonstrado uma efetividade na cura de 84% dos casos tratados.

Dentre as propriedades deste medicamento, com mais de 20 anos no mercado, destacam-se a inocuidade e a ausência de efeitos colaterais e de contra-indicações médicas, de modo que seu uso é recomendável para crianças, grávidas e pessoas da terceira idade.

O médico García Santana também se referiu aos tratamentos personalizados, diferentes e intensivos oferecidos pela ilha no campo da restauração neurológica, em especial àquela relacionada a doenças como parkinson, Esclerose Múltipla e alzheimer e à reabilitação de crianças com paralisia estática.

mv/npg/cc

Nenhum comentário: