MÉDICOS RESPONSÁVEIS PELO 1º TRANSLAPANTE DE CÉLULAS-TRONCO DO BRASIL FALAM SOBRE A OPERAÇÃO.

Médicos responsáveis pelo 1º transplante de células-tronco do Brasil falam sobre a operação.

03.06.2011 

A equipe responsável pelo primeiro transplante de células-tronco no Brasil concedeu uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (2). A entrevista foi realizada no auditório Galicia, dentro do hospital Espanhol.
Responderam as questões da imprensa, o Dr. Ricardo Ribeiro - coordenador do projeto, o Dr. Marcus Vinícius Mendonça – responsável pelo transplante, a fisioterapeuta Carla Bahia e a pesquisadora da FioCruz, Milena Soares.
Segundo eles, a cirurgia é resultado de uma pesquisa realizada em animais, que teve a duração de cinco anos.
O primeiro humano a receber o transplante de células-tronco é um PM de 47 anos. O paciente, que não quis ser identificado, sofreu um acidente de carro no ano de 2003. Como consequência, perdeu os movimentos da cintura para baixo. O homem, que  passou os últimos nove anos em uma cadeira de rodas, já consegue realizar pequenos movimentos após a cirurgia.
A operação foi realizada a pouco mais de um mês, no Hospital Espanhol, em Salvador. Os médicos retiraram células-tronco da bacia do paciente através de um processo de aspiração. Estimularam a reprodução das células em laboratório e reimplantaram no local lesionado.
Os resultados puderam ser observados logo no início do tratamento. “Basicamente em uma semana ele já começou a ter resultados clínicos, uma melhora na sensibilidade, uma melhora na postura sentada e este paciente vem evoluindo bem”, informou o Dr. Marcus Vinícius.
A equipe médica pretende realizar o procedimento em, pelo menos, quinze pessoas até o final deste ano. Para o Dr. Marcus Vinícius, ainda é cedo para afirmar se os pacientes voltarão a andar normalmente.
A pesquisa com células-tronco é financiada pelo Ministério as Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, pelo Hospital Espanhol e pelo Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael (CBTC).


Nenhum comentário: