CONTRA A GRIPE A,ESTADO RECOMENDA PRESCRIÇÃO DE ANTIVIRAL PARA OS GRUPOS DE RISCO

 13/06/2011

Nova estratégia de combate à doença foi anunciada nesta segunda-feira

O comitê de enfrentamento da influenza A (H1N1) do Estado definiu como estratégia de combate à doença orientar os médicos dos municípios gaúchos a prescrever remédio antiviral a todo paciente com quadro de falta de ar (síndrome respiratória aguda) e a portadores de doenças crônicas ou de grupos de risco para a doença — que apresentarem sintomas de gripe, como febre e tosse.

 Conheça os sintomas, o tratamento e as formas de prevenção da gripe A

A orientação foi definida nesta segunda-feira, depois que foram registradas duas mortes por gripe suína em municípios gaúchos. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, o uso do antiviral é a maneira mais eficaz de conter o avanço da doença. Além das duas mortes, já foram confirmados cinco casos e identificados 134 casos suspeitos.

Também nesta segunda, o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, garantiu a chegada de mais 100 mil doses da vacina contra a doença entre hoje e amanhã.

— Ainda não temos números para medir, mas há a percepção dos profissionais que estão nas salas de vacina de que a procura cresceu — confirma o coordenador-geral da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Anderson Araújo de Lima.


Mesmo com o término da campanha de vacinação, em 27 de maio, aproximadamente 350 mil doses ainda esperam para ser aplicadas em todo o Estado. Gestantes, crianças de seis meses a dois anos, idosos, indígenas e profissionais da saúde continuam sendo os principais alvos da imunização. Isto porque o reforço de mais 100 mil doses não possibilitará uma grande ampliação do grupo a ser vacinado.

— Estamos dando os passos para não errar, ainda não existe nenhum alarme. Vou na quarta-feira para Brasília discutir a possibilidade de ampliar a vacinação, porque não temos vacina para toda a população — explica o secretário.

Segundo Lima, da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, pacientes com doenças respiratórias crônicas com indicação médica já estão sendo vacinados na Capital. Se a Secretaria Estadual da Saúde (SES) conseguir mais vacinas com o Ministério da Saúde, essas pessoas poderão ser oficialmente incluídas no foco da imunização em todo o Estado.

Duas mortes no Estado

As mortes foram de uma mulher de 48 anos, moradora de Anta Gorda, e de um idoso de 71 anos, em Bagé. Eles não tomaram vacina contra o vírus da gripe. A vacinação contra gripe continua para idosos, gestantes, profissionais de saúde, crianças menores de 2 anos e portadores de doenças crônicas e pulmonar - considerados grupos de risco.
A secretaria orienta a população a procurar um serviço médico assim que apresentar sintoma de gripe, como febre, tosse e dores no corpo. Para prevenir a doença, é recomendado não compartilhar objetos e talheres com doentes, manter ambientes limpos e ventilados e lavar as mãos com frequência ou higienizá-las com álcool gel.

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3350458,Contra-a-gripe-A-Estado-recomenda-prescricao-de-antiviral-para-grupos-de-risco.html
.

Nenhum comentário: