PESQUISADORES CRIAM DISPOSITIVO PARA EVITAR PROBLEMAS RENAIS EM CATETERISMO

Nefropatia   18/02/2014 

Aparelho controla a quantidade de soro que é injetado para hidratar os pacientes e ajudar na eliminação do contraste.


O cateterismo cardíaco, exame indicado para fazer o diagnóstico da existência de obstruções nas artérias do coração, pode provocar algumas consequências por conta do uso necessário de contraste para a realização do procedimento.

A mais frequente delas é o comprometimento da função renal dos pacientes. A chamada Nefropatia Induzida por Contraste (NIC) ocorre em aproximadamente 3% dos pacientes submetidos ao exame. A incidência sobe para cerca de 15% em pessoas que apresentam algum fator de risco prévio, como diabetes e doença renal pré-existente.

Apesar de ser transitória na grande maioria dos casos, a nefropatia por contraste pode causar danos renais crônicos. Para evitar a sua ocorrência, a principal medida recomendada é fazer uma hidratação adequada nos pacientes com soro antes, durante e depois do exame, buscando eliminar rapidamente o contraste do organismo. O desafio é conseguir medir o volume exato de soro necessário para cada paciente para ter sucesso na prevenção sem os riscos que uma dose elevada de hidratação pode trazer.

Visando reduzir os índices de NIC, o doutor em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela UFRGS e integrante da equipe do Centro de Diagnóstico e Tratamento Intervencionista do Hospital São Lucas da PUC Vitor Gomes está à frente de uma pesquisa inédita no Brasil, realizada na instituição, que usa um dispositivo denominado RenalGuard. O aparelho faz o balanço exato e em tempo real entre o volume de soro aplicado no paciente e sua saída através do fluxo urinário, tornando o controle da quantidade de soro injetado muito mais eficaz.

Iniciada em 2013 e prevista para encerrar em 2015, a pesquisa vai englobar 180 pacientes com maior risco de desenvolver NIC submetidos ao cateterismo cardíaco. Destes, 90 terão a aplicação de soro monitorada pelo RenalGuard e os resultados de sua função renal serão comparados com os outros 90 pacientes que receberão a hidratação padrão. Até o momento, 89 pacientes já foram incluídos. 

— Há muita esperança nesse novo dispositivo, mas temos que esperar o final da pesquisa para avaliar o real benefício que ele pode trazer na prevenção da NIC. Além de diminuir a incidência da nefropatia por contraste, acreditamos que o tempo de internação após o exame possa ser diminuído, uma vez que hidratação será feita de uma maneira mais efetiva e em menor tempo — afirmou Gomes.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2014/02/pesquisadores-criam-dispositivo-para-evitar-problemas-renais-em-cateterismos-4423378.html


Nenhum comentário: