MEMÓRIA E PENSAMENTO, PROBLEMAS NA ESCLEROSE MÚLTIPLA

 2014/02/20


Problemas de memória e de pensamento estão entre os sinais mais comuns da esclerose múltipla (EM), mesmo durante as fases iniciais, mas eles não são bem compreendidos. Para ajudar os pacientes e os médicos a entender melhor a função cognitiva em MS, os investigadores têm vindo a realizar vários estudos, muitos dos quais são aqui apresentados.

Cerca de metade de todos os pacientes com MS experimentar algum comprometimento cognitivo, embora na maioria dos casos ele tem um leve impacto a moderada. Em 5 a 10 por cento dos casos, no entanto, é mais severo e perturbador ao estilo de vida de uma pessoa.

A pesquisa mais recente relatou olhou para o progresso do declínio cognitivo em pessoas que tinham sido diagnosticadas com início MS. Trinta indivíduos com esclerose múltipla foram seguidos durante um período de 6,1 anos e avaliados por atenção, funções e raciocínio, processamento de informação e memória e aprendizagem verbal e motora.

Os autores observaram que, embora os participantes mostraram uma redução significativa em tarefas duplas (atenção dividida) e velocidade de processamento de informação durante o acompanhamento, eles não apresentaram uma redução significativa no funcionamento cognitivo global. Esta informação pode ser útil para pessoas que sofrem com o MS e para os seus profissionais de saúde para que eles possam estar cientes da possibilidade de que esses desafios cognitivos podem ocorrer.

Em outro novo estudo, os investigadores procuraram compreender o papel do glutamato neurotransmissor no cérebro de pacientes com esclerose múltipla. Um neurotransmissor é uma substância química do cérebro que carrega ou retransmite sinais entre os neurônios (células nervosas).

O glutamato é um aminoácido não essencial e o principal neurotransmissor excitatório, o que significa que ele pode estimular o cérebro. Outro tipo de neurotransmissor inibitório é a variedade, que desempenham um papel contrastante: se acalmar e equilibrar o cérebro.

No estudo, os pesquisadores identificaram os níveis de glutamato no cérebro de 18 pacientes com recaída recidivante MS e em 17 controles saudáveis. Aqui está o que eles observaram:

Indivíduos com MS tinha memória verbal e visual pior do que os controles
Houve uma relação positiva entre os níveis de glutamato no cérebro e memória visual e espacial em indivíduos com esclerose múltipla, mas não nos controles. Os autores concluíram que a relação entre a memória e a concentração de glutamato no cérebro é única para os pacientes com EM e que a memória nestes indivíduos depende da actividade do glutamato no corpo.

Você depressão e fadiga, dois outros sintomas comuns de MS, também relacionada à disfunção cognitiva em pacientes com a doença? A conclusão de um novo estudo é que o primeiro, mas não o último está relacionado com o declínio cognitivo.

Um total de 184 pacientes japoneses com MS e 163 controles saudáveis ​​participaram do estudo.Vários testes foram usados ​​para determinar a função cognitiva (a Bateria Breve Repetitivo de testes neuropsicológicos), fadiga, depressão e apatia em ambos os grupos.

Os indivíduos que tinham MS marcou significativamente menor do que os controles sobre todos os testes da bateria (5 testes)
pacientes com EM apresentaram escores mais altos nos testes de fadiga, depressão e apatia do que os controles
Os investigadores viram uma correlação entre os escores baixos no bateria de testes neuropsicológicos e depressão e apatia, mas não em dezenas de baterias e fadiga

Neste estudo, os autores viram uma relação entre a função cognitiva prejudicada e apatia e depressão, mas não entre fadiga e comprometimento cerebral. Este achado é importante porque sugere que as estratégias de tratamento para melhorar a fadiga e problemas cognitivos são diferentes.

É importante ressaltar que os medicamentos usados ​​por muitos pacientes que têm MS pode em si causar problemas cognitivos. Os antidepressivos, tranquilizantes, esteróides, medicamentos para baixar o colesterol, e relaxantes musculares tudo pode afetar o pensamento e memória.

Quais são as opções de tratamento para problemas cognitivos em MS? Até agora, os medicamentos que podem ajudar a retardar a progressão de problemas cognitivos em MS incluem Avonex (interferon beta-1a) e Betaseron (interferão beta-1b). Tysabri (natalizumab) e Aricept droga do Alzheimer (donepezil) também foram mostrados para melhorar a cognição, quando comparado com placebo.

O estresse pode agravar problemas de memória e funcionamento cognitivo. A prática de técnicas de gerenciamento de estresse, tais como meditação, yoga, relaxamento progressivo, ou tai chi pode ser útil.

Se você tiver MS e foram passando por dificuldades cognitivas, como você lida com esses desafios? Você falou com um médico sobre a possível contribuição seus medicamentos podem ter sobre os problemas de raciocínio e memória?



FONTE:http://www.emaxhealth.com/1275/memory-and-thinking-problems-multiple-sclerosis

Nenhum comentário: