CONHEÇA OS TIPOS DE DISTÚRBIOS DO SONO MAIS COMUM

10/02/2014 

Medidas simples auxiliam na conquista do sono perfeito.


A maioria das pessoas já experimentou, pelo menos uma vez, uma noite de sono mal dormida. No dia seguinte, geralmente se acorda irritado, indisposto, com dor de cabeça e sonolência excessiva. No entanto, privar-se do sono, independentemente do motivo, não é a solução, já que a falta de repouso adequado pode trazer sérias consequências à saúde.

Medidas simples como a atenção à postura durante o sono, a utilização do travesseiro correto, um ambiente fresco e ventilado e uma alimentação leve antes de dormir podem auxiliar na conquista do sono perfeito. Contudo, se a dificuldade para dormir ainda persistir, é hora de buscar ajuda, pois a pessoa pode estar sofrendo de algum distúrbio do sono.

— Dormir mal ocasiona mudanças no metabolismo e deixa o organismo predisposto a uma série de doenças— alerta a consultora do sono, Renata Federighi.


Confira o que diz a especialista quanto aos tipos mais comuns de distúrbios do sono:
Insônia


É caracterizada pela dificuldade em iniciar o sono ou por acordar durante a noite com dificuldade para voltar a dormir. Por conta de um sono não reparador, no dia seguinte, os indivíduos tendem a sentir cansaço diurno, irritação e problemas de concentração. Existem muitas causas que explicam seu aparecimento, sendo que algumas podem estar relacionadas à ansiedade, depressão, uso de medicamentos em longo prazo e consumo excessivo de bebida alcoólica. 


Ronco e apneia obstrutiva do sono (AOS)


A apneia é definida como a interrupção da respiração, podendo levar à queda de oxigênio no sangue e a despertares. Geralmente, as pausas respiratórias duram um pouco mais de 10 segundos e são consideradas anormais quando ultrapassam a frequência de cinco segundos por hora de sono. 

A AOS pode ser provocada por alterações anatômicas e pela diminuição de atividade dos músculos dilatadores da faringe. A obesidade é um dos fatores que agrava o quadro do distúrbio, levando ao estreitamento das vias respiratórias superiores. Dentre os sintomas mais frequentes estão o ronco alto e hipersonolência diurna. 

— A má postura ao dormir pode ocasionar o que chamamos de ronco posicional. Para casos iniciais, a mudança de posição pode ser suficiente, já que a reeducação postural possibilita que o indivíduo durma na posição correta - a de lado. O resultado é muito melhor quando associado ao uso de travesseiros que facilitam o descanso na posição adequada— ressalta Renata. 


Bruxismo


O ato de ranger ou apertar os dentes durante o período de sono é caracterizado como bruxismo. Sua causa ainda não foi definida completamente, no entanto, durante o bruxismo, a força realizada sobre a musculatura mastigatória e os dentes é excessiva, ocasionando dor facial, desconforto muscular ao morder, dores de cabeça, desgaste dos dentes e danos à gengiva. Um sinal comum é o desgaste do esmalte dos dentes. Por este motivo, o bruxismo é geralmente detectado por dentistas.


Sonambulismo


Ocorre normalmente na infância, caracterizado pelo ato de falar, sentar ou andar pelo quarto ou outros ambientes da casa. De acordo com a consultora, algumas medidas de segurança podem ser necessárias, a fim de se evitar acidentes de maior gravidade com a criança ou o adulto. Normalmente, o sonambulismo desaparece com o crescimento, no entanto, caso os episódios se tornem contínuos e acentuados é importante buscar ajuda médica.


Síndrome das pernas inquietas (SPI)


Conhecido pela irreversível necessidade de movimentar as pernas. Esses movimentos, durante a noite e antes de dormir, podem, por vezes, impedir o início do sono, levando à insônia. Os movimentos periódicos das pernas duram, em média, de 0,5 a 5 segundos, com frequência de um entre 20 a 40 segundos. Podem vir acompanhados de despertares breves e ocorrem mais nos idosos.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2014/02/conheca-os-tipos-de-disturbios-do-sono-mais-comuns-4415676.html
 

Nenhum comentário: