APNÉIA DO SONO PODE CONTRIBUIR PARA A FADIGA EM ESCLEROSE MÚLTIPLA

15 de fevereiro de 2014

O cansaço que muitas pessoas com esclerose múltipla (MS) se sentem muitas vezes é baixado como sendo apenas uma parte do território de sua condição neurológica crônica.


Um novo estudo da Universidade de Michigan, publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine , sugere que um grande número de pacientes com esclerose múltipla pode ter um não diagnosticada - distúrbio do sono, conhecido por causar fadiga - e tratável: apnéia obstrutiva do sono , ou OSA.

A equipa de investigação, a partir do Sistema de Saúde Centro de Distúrbios do Sono , conduziu um estudo envolvendo 195 pacientes na UM Centro de Esclerose Múltipla . Com base em um método de triagem para a condição conhecida como o questionário STOP-Bang, eles descobriram que 56 por cento estavam em um risco aumentado para OSA. A maioria das pessoas nunca tinha tido um diagnóstico formal, no entanto, e menos da metade que tinha sido dito que eles tinham apneia do sono estavam usando o tratamento padrão para isso.

Os resultados também mostraram que os pacientes que estavam mais cansados ​​eram mais propensos a ter um risco aumentado de apnéia do sono. Isto era verdade mesmo levando em conta outros aspectos que podem ter contribuído para a sensação de fadiga, tais como idade, sexo, índice de massa corporal (IMC), a duração do sono, depressão e outros sintomas noturnos.
Os resultados são baseados em dados recolhidos a partir de um questionário elaborado pelos autores, e quatro instrumentos validados destinados a avaliar a sonolência diurna, fadiga gravidade, gravidade e risco de insônia apnéia obstrutiva do sono. Os pesquisadores também acessados ​​registros médicos dos pacientes para examinar as características clínicas que podem prever a fadiga ou o risco de apnéia obstrutiva do sono.

"Nós estávamos particularmente surpreso com a diferença entre a proporção de pacientes que realizaram um diagnóstico estabelecido de apnéia obstrutiva do sono - 21 por cento - ea proporção de risco para apnéia obstrutiva do sono com base em suas pontuações STOP-Bang, que foi de 56 por cento", diz Tiffany Braley, MD, MS .

"Estes resultados sugerem que a AOS pode ser um colaborador altamente prevalente e ainda pouco reconhecida à fadiga em pessoas com esclerose múltipla. Nosso estudo sugere que os clínicos devem ter um baixo limiar para avaliar pacientes com esclerose múltipla para distúrbios do sono subjacentes. "

A equipa de investigação consistiu em Braley, que é um professor assistente de Neurologia e especialista em esclerose múltipla da Faculdade de Medicina da UM; Ronald Chervin, MD, MS, diretor dos Distúrbios do Sono UM Centro, e Benjamin Segal, MD, diretor da UM MS Centro.

A esclerose múltipla é uma doença mediada por imune do sistema nervoso central. Ela provoca a inflamação e dano do cérebro e da medula espinal, bem como um número de sintomas crónicos. Para pacientes com EM, a fadiga é um dos mais incapacitantes dos sintomas crônicos.

"A apnéia obstrutiva do sono é uma doença crônica que pode ter um impacto devastador sobre a sua saúde e qualidade de vida", disse Academia Americana de Medicina do Sono Presidente Dr. M. Safwan Badr . "As pessoas com esclerose múltipla que são encontrados para ter um alto risco de SAOS deve ser encaminhado para um certificado médico medicina do sono bordo para uma avaliação completa do sono."

Braley adverte que os pesquisadores não podem provar que os pacientes sentiram mais cansado, porque eles tinham uma alta pontuação em um sono levantamento risco de apnéia simplesmente com base nos resultados da pesquisa. No entanto, ela observa, "os resultados devem alertar os médicos que tratam de pacientes com esclerose múltipla a considerar a apnéia do sono como um possível contribuinte para a fadiga de seus pacientes, e recomendar testes e tratamento adequado."

Tradicionalmente, a apnéia do sono é tratada com um CPAP , ou pressão positiva contínua, máquina. A máquina de CPAP tem um dispositivo de máscara, que aplica uma corrente de ar para as vias aéreas superiores para a manter aberta durante o sono.

Os participantes do estudo tinham uma idade média de 47 e, em média, tinha vivido com MS por 10 anos. Consistente com a prevalência da SM nos Estados Unidos, dois terços dos participantes eram do sexo feminino e dois terços foram tomar uma medicação para tratar os seus MS, enquanto três quartos tinham a forma remitente-recorrente da doença.

MS é a doença neurológica incapacitante mais comum entre adultos jovens, com cerca de 400.000 pessoas em os EUA afetados, de acordo com a National Multiple Sclerosis Society. OSA afeta até sete por cento dos homens e cinco por cento das mulheres, de acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono.

USADO TRADUTOR GOOGLE NESSA POSTAGEM

FONTE: http://www.redorbit.com/news/health/1113072468/sleep-apnea-and-multiple-sclerosis-fatigue-021514/

Um comentário:

Sean disse...

Gostaria muito de poder fazer parte de um grupo de estudos. Estou hoje com 43 anos e desde os 17 passo por situação, que podem ser surtos. Mais uma vez estou passando por uma bateria de exames, mas confesso ser muito difícil a consulta com médicos pouco atenciosos, já não suporto mais tanto sofrimento sem uma resposta conclusiva. Se for de interesse, aguardo para envio da minha trajetória e recaídas, anos após anos. Desde já agradeço alevitorina@hotmail.com