TONTURA PODE SER ALERTA PARA OUTROS PROBLEMAS

Cuide-se    02/01/2014 

Sintoma pode ter diversas causas.


Sentir tontura é um sintoma bastante comum. Ela é caracterizada por uma sensação rotatória do corpo em relação ao ambiente ou vice-versa, podendo durar segundos ou persistir por vários dias. Apesar de normalmente ser ignorada, é bom ficar atento ao sintoma, pois pode ser um alerta para outros problemas.

De acordo com o neurologista André Felício, as causas são diversas, incluindo condições médicas gerais como anemia, hipertensão arterial, infecções, além de causas otorrinolaringológicas, neurológicas e até psiquiátricas.

Um tipo de tontura muito comum acontece quando levantamos rápido demais. 

Neste caso, pode ocorrer o que chamamos de hipotensão postural, relacionada a uma queda brusca da pressão arterial — explica Felício.

Outra situação que gera o sintoma é a vertigem paroxística posicional benigna, quando movemos a cabeça para algum lado e sentimos uma rápida tontura, que se alivia a seguir. Nestes casos, segundo o neurologista, o problema está dentro do ouvido interno.

O neurologista indica que é importante consultar um médico quando a tontura for persistente, quando aparecer subitamente ou quando estiver associada a sintomas neurológicos ou traumas cranianos. 

Cabe aqui ressaltar a significativa quantidade de idosos fazendo uso, de maneira indiscriminada e por longo tempo, de antivertiginosos (medicações para tontura) e que podem, em alguns casos, levar a sintomas que sugerem doença de Parkinson. Por isso, o uso crônico de qualquer medicação, em particular, os antivertiginosos, deverá ser feito apenas sob orientação médica — conclui. 

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2014/01/tontura-pode-ser-alerta-para-outros-problemas-4375965.html

 

Nenhum comentário: