FALTA DE SONO PODE CAUSAR LESÕES NO CÉREBRO

PUBLICADO EM 03/01/14 - 04h00 

Uma noite sem dormir já altera a química cerebral.


Um novo estudo divulgado nesta semana na Suécia reforça a importância do sono para a saúde. 

Pesquisadores da universidade de Uppsala analisaram amostras de sangue de 15 homens, jovens e em perfeitas condições de saúde, em duas condições: quando todos haviam dormido por cerca de oito horas e após uma noite em que o grupo permaneceu acordado.

Na segunda situação, foi constatado aumento de aproximadamente 20% da molécula NSE e da proteína S-100B, que são essenciais para o funcionamento do cérebro. Como a presença de maior quantidade desses compostos no sangue normalmente ocorre em decorrência de lesões neurais, a conclusão é que a falta de sono desencadeia processos degenerativos. 

O professor Christian Benedict, do Departamento de Neurociência da Universidade de, Uppsala, que liderou a equipe responsável pela pesquisa, comentou a descoberta: “O aumento de NSE e S-100B não ocorreu na mesma proporção do que ocorreria, por exemplo, em decorrência de ferimento na cabeça, mas ainda é significativa. Nossos testes indicam que boas noites de sono são cruciais para a manutenção da saúde do cérebro”, concluiu.

O experimento dos cientistas da Universidade de Uppsala será publicado na revista “Sleep” e complementará um estudo anterior, que atribui ao sono a função de limpar as toxinas do cérebro. Se esse processo não ocorrer do modo necessário, os riscos de desenvolver doenças de Alzheimer, de Parkinson e Esclerose Múltipla seriam consideravelmente maiores. Outros especialistas já haviam relacionado o hábito de dormir pouco a problemas cardíacos e prejuízos a atividades motoras.




Nenhum comentário: