VACINAÇÃO CONTRA HPV COMEÇA A PARTIR DO DIA 9 DE AGOSTO NO AMAZONAS

05/07/2013

Vacina HPV será aplicada em três doses durante campanha no Amazonas. 
Meninas entre 11 e 13 anos devem receber a primeira das três doses.
Susam espera imunizar 120 mil estudantes em Manaus e no interior.



Alunas das redes municipal e estadual de ensino do Amazonas da faixa etária de 11 a 13 anos de idade começarão a ser imunizadas contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) a partir do dia 9 de agosto. A primeira, das três doses da vacina, será aplicada em cerca de 120 mil estudantes residentes em Manaus e nos municípios do interior do estado.

De acordo com o titular da Secretária de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Wilson Alecrim, a campanha de vacinação do HPV envolve os segmentos de Saúde e Eucação, nas esferas municipal e estadual.

"Usaremos as escolas para vacinar as meninas, mas aquelas que, por ventura, não estiverem matriculadas ou sem assistir aula, serão vacinadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Será uma campanha de busca para vacinação pela importância que tem a prevenção de câncer de colo de útero nas mulheres", revelou o secretário.

Em Manaus, a vacinação contra o HPV começa no dia 9 de agosto. Na parceria entre gestores municipais e estaduais, foi firmado que a Prefeitura da capital ficará responsável por imunizar 30 mil estudantes e o Governo do Amazonas 90 mil meninas. 

No interior, o trabalho de imunização atuará nas áreas urbanas e rurais usando a estratégia já utilizada nas campanhas de vacinação contra outras doenças no estado. A ação começa a partir do dia 10 de agosto. "Nesta data, o governador e o prefeito de Borba irão lançar a campanha contra o vírus do papiloma humano do interior. As mesmas equipes que vacinam contra sarampo e paralisia infantil aplicarão a vacina do HPV", destacou Wilson Alecrim.

O cronograma de vacinação prevê que a segunda dose da vacina contra HPV seja aplicada em outubro deste ano. O ciclo da campanha inicial termina com a terceira dose em fevereiro de 2013. “Para que a menina esteja realmente protegida as três doses devem ser aplicadas”, enfatizou o secretário.


HPV

A Região Norte do país ocupa o primeiro lugar na incidência de câncer de colo de útero, sendo que em 90% dos casos a doença é gerada pela infecção através do vírus HPV. No Amazonas, a neoplasia de colo de útero é o que apresentar maior número de casos de câncer entre as mulheres e ocupa a terceira colocação no comparativo com os demais estados da região.

Em todo o Amazonas, entre 2010 e 2012, 2.954 mulheres tiveram o HPV detectado durante o exame preventivo na Rede Pública de Saúde, conforme dados do Siscolo (Sistema de Informação do Câncer de Colo de Útero) do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DataSus), sendo 628 em 2010, 988 em 2011 e 1.338 em 2012. Elas foram divididas em   lesões de baixo, médio e alto grau - esta última categoria é onde está inserido o câncer de colo de útero.



Nenhum comentário: