MITOS E VERDADES SOBRE A COLUNA VERTEBRAL

Postura    24/07/2013 

Especialista alerta como atividades do cotidiano influem na nossa posição corporal.


Andar em saltos muito altos, carregar uma bolsa pesada, falar ao celular segurando o aparelho com o ombro, praticar exercícios físicos em excessos. Será que sabemos o quanto tudo isso é prejudicial à saúde?

Segundo o quiropraxista australiano Jason Gilbert, autor do livro O Segredo da coluna saudável, a prática dessas atividades pode levar a sua coluna a ruína. Isso porque ela é o pilar de sustentação do corpo, graças a ela conseguimos nos movimentar, pois garante a flexibilidade necessária. 



Confira alguns mitos e verdades


Usar muito salto pode prejudicar a coluna


Verdade. Segundo Gilbert, o salto alto modifica severamente o funcionamento normal da coluna. Isso porque, ao elevarmos os pés, o corpo altera sua postura normal para manter o equilíbrio. Todas as curvaturas da coluna se acentuam, desde a lombar, causando hiperlordose. Simultaneamente, ocorre o encurtamento dos músculos, dos tendões da perna e dos glúteos. 

Por isso, se você não quer abrir mão do salto, alongue as panturrilhas sempre que possível. Além disso, faça ajustes quiropráticos ao menos uma vez por mês, a fim de corrigir as disfunções.


Dormir de bruços dá torcicolo


Verdade. Quase todas as pessoas que dormem de bruços têm um lado favorito, seja esquerdo ou direto. São anos na mesma posição, o que faz com que o corpo se acostume. Isso causa o encurtamento crônico dos músculos — de um lado mais que do outro — o que, claro, compromete a função normal do pescoço.


Carregar a bolsa muito pesada pode dar dor nas costas


Verdade. Embora sejam práticas e permitam transportar muitos objetos grandes, isso não é saudável para o ombro, pescoço ou coluna. Levar uma carga em um ombro só é a maneira menos eficiente de se transportar objetos, pois cria um desvio. A bolsa apoiada em um ombro interfere, assim, na postura e nos movimentos superior e inferior, já que a pessoa tem de movimentar um ombro para compensar o peso do outro, aumentando a imobilidade e forçando a coluna a se curvar.


Fazer muito exercício pode prejudicar a coluna


Em parte. O fato de o exercício ser praticado incorretamente ou em excesso pode provocar disfunção vertebral e seus problemas consequentes. No entanto, o exercício é tão importante e seus benefícios são tão amplos que não podemos descartá-los de nossa vida cotidiana.


Dormir de barriga para cima pode dar dores nas costas


Mito. A melhor postura para dormir é de barriga pra cima ou de lado. O interessante é alternar as posições durante o sono. 


Telefone celular pode dar torcicolo


Verdade. Isso acontece principalmente quando inclinamos a cabeça para apoiar o telefone no ombro, causando uma tensão de um lado do pescoço e provocando o torcicolo.


Quando estiver com dores nas costas devo ficar de repouso absoluto


Mito. O ideal é justamente ao contrário: não ficar em repouso. Faça caminhadas leves e fique em constante movimento. 


Dormir no chão ou utilizar colchão bem duro é bom para a coluna


Verdade. O melhor colchão para a coluna são os mais firmes. Os muito moles podem causar desvio ou dores musculares.


Dormir sem travesseiro faz bem para a coluna


Em parte. Isso só é válido se a pessoa dormir de barriga pra cima. Na postura de lado, o travesseiro tem que ser da altura do pescoço até a cabeça, a fim de manter-se na posição reta em relação ao corpo.


Dirigir com o banco do carro próximo ao volante é bom para a coluna


Em parte. A poltrona do carro deve ser regulada de acordo com suas necessidades. Ela deve se mover para trás o suficiente para permitir que suas pernas e braços fiquem relaxados e ligeiramente dobrados. Verifique também se você consegue empurrar a embreagem e o acelerador totalmente.

E claro, a poltrona também deve ser firme para apoiar a coluna e as costas. Também verifique se o ângulo do volante pode ser alterado, permitindo que os braços fiquem confortáveis e que haja um espaço entre eles e as pernas quando utilizar os pedais.



Ficar muito tempo em pé dá dores nas costas


Verdade. Isso acontece porque ficar muito tempo na mesma posição causa enrijecimento da coluna vertebral e tensão muscular. Dessa forma, as dores surgirão.


Existe um peso e uma forma como as crianças devem carregar as mochilas escolares 


Verdade. O peso da mochila não pode ser mais que 10% do peso do seu próprio corpo. Apóie a mochila nos dois ombros, pois se o fizer em apenas um deles, sobrecarregará mais um lado para compensar o desequilibrio, curvando a coluna vertebral e provocando subluxações.

Com o tempo, isso acelera o processo de degeneração articular e, eventualmente, pode causar sintomas como dores na coluna cervical, dorsal ou lombar, dor de cabeça e até escoliose.


FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vida/noticia/2013/07/mitos-e-verdades-sobre-a-coluna-vertebral-4210655.html


Nenhum comentário: