COMO A FORÇA DA MENTE PODE AJUDAR A COMBATER AS DOENÇAS DO CORPO

O pensamento que cura   23/07/2013 

Jorge Lucas melhorou da psoríase depois de tratar dos aspectos emocionais que ativavam a doença.
Imaginar o organismo reagindo a um problema ativa o sistema imunológico.


A s ações provenientes da força do pensamento podem ir além muito do nosso comportamento e também interferir no corpo de forma clínica. A mente é capaz de fazer com que o organismo se reor­ganize, se mobilize, inclusive para combater enfermidades.

— Imaginar o próprio corpo reagindo a um problema ativa o sistema imunológico. Se uma pessoa que é portadora de vitiligo, por exemplo, vai imaginando as células se pigmentando e, assim, ativa o próprio organismo com a ajuda desse pensamento — explica a psicóloga e mestre em psicologia clínica Tatiana Facchin.

Foi com a força da mente que o estudante de Ciências da Computação Jorge Rodrigues Lucas, 23 anos, conseguiu uma significativa melhora na psoríase, doença inflamatória crônica que atinge a pele. Desde o ano passado, Lucas vem encontrando na terapia uma importante aliada para combater a doen­ça. Por meio das conversas com a psicóloga e de exercícios práticos de respiração e relaxamento, ele tem visto sua saúde melhorar progressivamente.

— A terapia encontrou pontos emocionais e comportamentais que ajudavam a desencadear a psoríase e, assim, colaborou em todo o tratamento. Os remédios têm um papel fundamental, mas percebo que, sem esse trabalho, eles não teriam o mesmo efeito — relata o estudante.

Menos estressado e ansioso, Lucas passou a pensar na psoríase com menos frequência e começou a encará-la de uma maneira totalmente diferente. Com o pensamento voltado para o que é bom e positivo, seu estilo de vida mudou, o que também contribui para a melhora dos sintomas da doença.

— Eu pensava na psoríase o dia inteiro e agora ela está bem menos presente na minha mente. Antes, eu era o Jorge que tem psoríase, agora sou um alguém que, entre muitas outras coisas, tem uma doença — conta.

 

Nenhum comentário: