ACHA QUE CINCO OU SEIS HORAS DE SONO POR DIA SÃO SUFICIENTES? ENTÃO, VOCÊ É MAIS UMA DAS MILHÕES DE PESSOAS QUE DORMEM MENOS DO QUE O NECESSÁRIO. E ISSO PODE TER GRAVES CONSEQUÊNCIAS

06 de julho de 2013

4,5KG por ano pode ser o ganho de peso de uma pessoa que dorme pouco.

JÁ PRA CAMA!

Para funcionar bem, a maioria das pessoas precisa de sete ou oito horas de sono. Não dormir o bastante noite após noite pode comprometer a saúde e até encurtar a vida. Da infância à velhice, os efeitos do sono inadequado podem afetar profundamente a memória, o aprendizado, a criatividade, a produtividade e a estabilidade emocional, além da saúde física.

Segundo especialistas do sono da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh e do Western Psychiatric Institute and Clinic (ambos dos EUA), diversos sistemas corporais são afetados de forma negativa pelo sono inadequado: coração, pulmões, rins, apetite, metabolismo e controle de peso, função imunológica e resistência a doenças, sensibilidade à dor, humor e função cerebral.

O sono ruim também é fator de risco para a depressão e o abuso de substâncias químicas. Os idosos são especialmente vulneráveis. Timothy Monk, que dirige o Programa de Pesquisa em Cronobiologia Humana da Western Psychiatric, conduz um estudo de cinco anos a respeito de ritmos circadianos, intensidade do sono, reação ao estresse, função cerebral e genética entre a terceira idade.

O sinal circadiano não é tão forte à medida em que as pessoas envelhecem – diz.

Tratamentos comportamentais para a insônia, como manter uma rotina de sono regular, evitar cafeína e sonecas ao fim da tarde e reduzir distrações da luz, de barulhos e de animais de estimação ajudam a dormir.


u Tão importante quanto controlar a pressão

Não deveria causar surpresa o fato de que uma miríade de sistemas corporais seja prejudicada por uma sequência crônica de noites maldormidas.

O sono afeta quase todo tecido em nossos corpos – diz Michael Twery, especialista em sono dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

Por isso, na sua próxima consulta, diga ao médico quanto tempo você dorme e qual é a qualidade do sono. Seja sincero. A duração e a qualidade do sono podem ser tão importantes para a saúde quanto controlar a pressão sanguínea e o nível do colesterol.


O QUE É

u Ritmo ou ciclo circadiano representa o período de cerca de 24 horas que rege o ciclo biológico de quase todos os seres vivos. É influenciado principalmente pela variação de luz e de temperatura entre o dia e a noite.
 
 

DURMA POUCO E... ... ENGORDE

Vários estudos vinculam o sono insuficiente ao ganho de peso. Em parte porque as “corujas” têm mais tempo para comer, beber e beliscar, mas também porque os níveis do hormônio leptina, que diz ao cérebro se a comida ingerida foi suficiente, são mais baixos em quem dorme pouco, enquanto os níveis de grelina, estimulante do apetite, são mais elevados. Se o problema não for contra-atacado com exercícios ou pela redução da ingestão calórica, pode representar 4,5 quilos a mais em um ano.

... FIQUE DIABÉTICO

A capacidade corporal de processar glicose também é afetada de forma adversa, podendo resultar em diabetes do tipo 2. Em um estudo, homens jovens saudáveis privados de sono por mais de quatro horas por noite durante seis meses seguidos apresentaram níveis de insulina e de açúcar no sangue similares ao das pessoas consideradas pré-diabéticas.
 
 

... TENHA UM INFARTO

Os riscos de doenças cardiovasculares e de derrame são mais altos nas pessoas que dormem menos de seis horas por noite. Uma única noite de sono inadequado pode elevar a pressão nas pessoas com hipertensão. O sono inadequado também está associado à calcificação das artérias coronárias e a níveis elevados de fatores inflamatórios relacionados à doença cardíaca. Mas atenção: dormir demais também pode ser arriscado. Níveis mais altos de doenças cardíacas foram encontrados entre mulheres que dormem mais de nove horas por noite.

... CONTRAIA UM CÂNCER

Um estudo japonês com quase 24 mil mulheres de 40 a 79 anos descobriu que dormir menos do que seis horas por noite aumenta a chance de contrair câncer de mama. Isso pode ser resultado da menor secreção de melatonina, o hormônio do sono. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard vinculou os baixos níveis de melatonina ao aumento do risco de câncer de mama. Outro, da Case Western Reserve, constatou aumento de pólipos colorretais potencialmente cancerosos em quem dormia menos de seis horas diárias.
 
 

... NÃO CRESÇA

As crianças podem experimentar distúrbios hormonais por conta do sono insuficiente. O hormônio do crescimento é liberado durante o sono profundo. Ele não apenas estimula o crescimento em crianças como também incentiva a massa muscular e repara células e tecidos danificados tanto em crianças quanto em adultos. Vatsal Thakkar, psiquiatra ligado à Universidade de Nova York (EUA), encontrou evidências associando o sono inadequado a um diagnóstico errôneo do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças.

... PEGUE MAIS GRIPES

Durante o sono, o organismo produz citocinas, hormônios celulares que auxiliam no combate a infecções. Dessa forma, quem dorme menos pode ser mais suscetível a infecções de rotina, como resfriados e gripe. Em um estudo com 153 homens e mulheres saudáveis, Sheldon Cohen e colegas da Universidade Carnegie Mellon (EUA) constataram que quem dorme menos do que sete horas por noite tem probabilidade três vezes maior de desenvolver sintomas de resfriado em comparação com quem dorme oito horas ou mais.

... NÃO APRENDA

Alguns dos efeitos mais insidiosos do sono reduzido envolvem processos mentais como aprendizado, memória, julgamento e resolução de problemas. Durante o sono, o novo aprendizado e os caminhos da memória são codificados no cérebro. Pessoas descansadas são mais capazes de aprender uma tarefa e têm probabilidade maior de lembrar o que aprenderam.

... DIRIJA MAL

Com sono insuficiente, o pensamento é lento, é mais difícil de se concentrar e prestar atenção, aumenta a chance de tomar decisões ruins e assumir riscos indevidos. Tais efeitos podem ser desastrosos na operação de uma máquina. Em testes de direção de automóveis, pessoas privadas do sono agem como se estivessem bêbadas, e nenhuma quantidade de cafeína ou ar frio consegue refrear esse efeito.

 

2 comentários:

António Je. Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

André Ponce da Silva disse...

Obrigado, Antônio Jesus Batalha...

Grande abraço...